Memória LEOUVE

Terceira greve dos médicos no ano tem adesão parcial em Caxias do Sul

Terceira greve dos médicos no ano tem adesão parcial em Caxias do Sul

A terceira paralisação dos médicos que atendem pelo Sistema Único de Saúde em Caxias do Sul novamente registra uma adesão parcial da categoria. Conforme levantamento da Secretaria da Saúde, 75 dos 130 médicos escalados para trabalhar não compareceram nas Unidades Básicas de Saúde e no Centros Especializados de Saúde nesta segunda-feira, dia 17. A ausência dos profissionais resultou em 1.236 consultas canceladas nas 47 (UBS’s), no Centro Especializado de Saúde (CES) e no Cais Mental.

 

O levantamento aponta que no Centro Especializado de Saúde (CES), dos 31 médicos que deveriam atender nesta segunda-feira, 17 compareceram. A Secretaria da Saúde destaca que os serviços de eletrocardiograma, espirometria, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia respiratória, além do Serviço Municipal de Infectologia, Ambulatório de Estomizados e Ambulatório de Pequenas Cirurgias, que também funcionam no CES, estão atendendo normalmente.

 

No Pronto Atendimento 24 Horas e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) nenhum médico aderiu à paralisação. Na tarde desta segunda-feira, o Postão 24h conta com quatro clínicos e três pediatras em atendimento à população. Segundo Secretaria de Saúde, até às 15 horas foram realizados 292 atendimentos, sendo 209 de adultos e 83 pediátricos.

 

Confira os quadros com os detalhes da paralisação: