Memória LEOUVE

SUS suspende mais de 100 cirurgias entre julho e agosto, em Caxias do Sul

SUS suspende mais de 100 cirurgias entre julho e agosto, em Caxias do Sul

Durante os meses de julho e agosto diversos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), sofreram com a suspensão de cirurgias eletivas nos hospitais Pompéia e Geral, em Caxias do Sul.

 

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Dilma Tessari, 110 cirurgias foram suspensas devido ao número elevado de procedimentos urgentes e internações no período e devido à incapacidade de atender a todos os pacientes elas precisaram ser adiadas.

 

“No ano passado em 2015, não precisamos cancelar. Esse ano foi necessário em razão do grande número de urgências que nós temos atendido”, destaca.

 

Dilma Tessari explicou que na comparação entre os primeiros sete meses de 2015, com o mesmo período de 2016, foram realizadas 585 internações a mais, sendo a maioria de urgência.

 

“A urgência precisa de lugar de qualquer forma e ocupa bloco cirúrgico. Foi em razão disso que suspendemos aquelas cirurgias nos meses de julho e agosto.

 

A secretária garante que todas as cirurgias foram remarcadas a partir do mês de setembro. Ainda segundo ela o Hospital Pompéia foi o mais afetado por atender mais emergências do que o Hospital Geral.

 

As cirurgias mais afetadas foram as na área de traumatologia com 82 cancelamentos entre julho e agosto.