Comportamento

Abril Azul: encontro sobre Autismo é realizado em Garibaldi

Ação é destinada para profissionais da educação, assistência social e da saúde, e para familiares

(Foto: Edemar Mealho)
(Foto: Edemar Mealho)

A conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é o objetivo do Abri Azul, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Alusivo a data, nesta quinta-feira (13), está sendo realizado um encontro, no Ginásio da Apae, para divulgar as principais informações e dados acerca do autismo.

A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Garibaldi, por meio das secretarias de Educação, Saúde e Habitação, Trabalho e Assistência Social, e pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Garibaldi, com organização e apoio do programa TEAcolhe.

Na parte da manhã, a atividade foi direcionada para professores, auxiliares de educação, monitores que tem contato com alunos autistas, equipes diretivas de escolas municipais e estaduais, profissionais da Assistência Social, da Saúde, do Conselho Tutelar e que trabalham nas Salas de Recursos das Escolas do município.

Na abertura do evento, o presidente da Apae de Garibaldi, Jorge Luiz Postingher, deu as boas-vindas aos presentes. “Esse encontro é importante para que nos preocupemos ainda mais com o bem-estar das pessoas com deficiência, capacitando os profissionais para que possam dar o seu melhor para atendê-las”, ressaltou.

O prefeito Sérgio Chesini destacou o trabalho realizado pelos profissionais em prol das pessoas com autismo. “São pessoas especiais, que tem muito a contribuir, o que cabe a nós é compreendê-los e dar oportunidades. Parabéns pela escolha de conduzir essas pessoas, para que assim possamos construir uma sociedade cada vez mais humana, justa e fraterna”, salientou.

Na parte da tarde, a ação será voltada para pais que tenham filhos com TEA, com início às 13h30min.

Também participaram da abertura do evento, o vice-prefeito Valério Mayer, secretárias municipais de Educação, Beatriz Arregui Sopelsa, e de Saúde, Clarisse Lagunaz, vereadora Márcia Pederssetti, e os representantes do programa TEAcolhe, Rafael Aguirre da Silva, Natália Benvegnu e Érica Dall Agno.