Memória LEOUVE

Morre aos 75 anos empresário Dorvalino Pozza

Morre aos 75 anos empresário Dorvalino Pozza

O empresário Dorvalino Pozza faleceu aos 75 anos na manhã desta terça-feira, dia 19, por volta das 8h50min, no Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves, onde estava internado há 17 dias para tratar de problemas de saúde. Pozza foi vítima de falência múltipla dos órgãos. Natural de Arroio do Meio, se transferiu para Bento Gonçalves ainda na infância com a família. Deixa a esposa Dirce Terezinha Pozza, com quem era casado há 49 anos, os filhos Daniela, Daniel e Dariane (in memorian), além dos netos Gabriel e Felipe.

 

Fundador da Móveis Pozza em 1963, empresa com mais de 50 anos de atuação da qual ainda era membro da diretoria, o empresário exerceu diversas funções públicas. Em 1965, aos 25 anos, assumiu a presidência do Centro da Indústria, Comércio e Serviço de Bento Gonçalves (CIC) a convite de Emyr Farina. Foi em sua gestão que ocorreu a primeira edição da Festa Nacional do Vinho (Fenavinho), na qual ele atuou como tesoureiro, em 1967. Em nota, a entidade lamentou o falecimento e afirmou que o empresário "ajudou a construir a história do setor moveleiro e da cidade". Três anos depois, Pozza presidiu o Clube Esportivo Bento Gonçalves, ao lado de Ulysses de Gasperi e Loris Reali.

 

No setor moveleiro em que atuava, Pozza idealizou, em 1976, em parceria com Valério pompermayer e Élino Periolo, a 1ª Mostra do Mobiliário de Bento Gonçalves, realizada em 1977. 11 anos depois, Pozza presidiu o evento, que contou com 108 expositores e passou a se chamar Movelsul, quando a feira ganhou visibilidade nacional e, posteriormente, internacional. Em 1990, o empresário recebeu uma homenagem por sua atuação com o Mérito Industrial do RS, entregue pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs).

 

Dorvalino Pozza será velado a partir das 14h desta terça-feira, na Sala A das Capelas São José, no bairro São Francisco, e o sepultamento está marcado para às 9h da quarta-feira, dia 20, no Cemitério Público Municipal. A missa de sétimo dia ocorre na próxima terça-feira, às 18h, na Igreja Santo Antônio.