Memória LEOUVE

Marcelo Odebrecht e outros dois são condenados a 19 anos de prisão na Lava Jato

Marcelo Odebrecht e outros dois são condenados a 19 anos de prisão na Lava Jato


Na manhã desta terça-feira, dia 8, o empreiteiro Marcelo Odebrecht, ligado à Odebrecht, foi condenado a 19 anos e 4 meses de prisão na Operação Lava Jato. Odebrecht foi condenado por corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Além dele, os executivos Márcio Faria e Rogério Araújo, ex-diretores da empresa foram condenados com a mesma pena e pelos mesmos crimes.

 

A sentença ainda condenou os executivos César Ramos Rocha e Alexandrino Alencar, ligados à Odebrecht, os ex-funcionários da Petrobrás Renato Duque, Paulo Roberto Costa e Pedro Barusco, além do doleiro Alberto Youssef.

 

Marcelo Odebrecht, Márcio Faria e Rogério Araújo estão presos desde 19 de junho de 2015. O tempo que estão presos será computado na pena sentenciada. 

 

Os advogados de defesa tentam obter acordos junto a justiça para evitar o cumprimento de penas duras. A tática da defesa na fase final do processo foi alegar que o grupo de acusados fazia parte de uma “gigantesca rede”, com estrutura descentralizada. O réu, nesse sentido, não tinha como saber de todas as movimentações que aconteciam na organização.