Memória LEOUVE

Linhas de dados móveis irão triplicar com o nono dígito segundo a Anatel

Linhas de dados móveis irão triplicar com o nono dígito segundo a Anatel


Com a implementação do nono dígito nos números de telefonia móvel – o número 9 que virá antes do número atual do usuário – a partir do próximo domingo, dia 6, nos três estados do Sul do país (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) a capacidade numérica dos serviços de linhas móveis irá triplicar dobrar.Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), a capacidade de números e linhas oferecidas as prestadoras e ao consumidor final irá saltar das atuais 37 milhões para 90 milhões com a implantação do nono dígito.

 

Segundo o coordenador de numeração e endereçamento da agência, Afonso Feijó Ribeiro, o objetivo é acompanhar o avanço das tecnologias que se utilizam de dados móveis e dar mais capacidade ao consumidor “são novos serviços que funcionam apoiados na rede móvel, por exemplo, números para rastreamento de veículos, números para internet das coisas, equipamentos eletrônicos, que nós teremos em casa e que vão necessitar de números pra comunicação, sistema de alarmes de residências, todos esses serviços que estão aparecendo e que irão demandar mais números do que é demandado hoje”.

 

A implementação começa a valer na madrugada do dia 6 de novembro. A partir desta data o usuário terá dez dias em que a ligação irá ser completada automaticamente mesmo sem o nono dígito. Do dia 16 de novembro até 15 de dezembro o usuário receberá um mensagem de SMS orientando-o a acrescentar o nono dígito a cada ligação que ele realizar e, a partir daí as ligações não serão completadas sem o número 9 antes.

 

A região Sul é a última a ter implementado o nono dígito. Desde 2012, com a implementação no DDD 11 em São Paulo, a Anatel busca esse aumento da capacidade e segundo Ribeiro, não são esperadas grandes dificuldades na mudança “até agora não tivemos nenhum problema sério, são probleminhas eventuais que aparecem no dia da migração que são resolvidos rapidamente pelas equipes das empresas que estarão de plantão pra isso” encerrou.

 

Os usuários irão enfrentar alguns problemas na hora de atualizar a agenda de contatos do seu smartphone, por isso, as companhias estão disponibilizando alguns aplicativos para facilitar a vida dos clientes. Os contatos do WhatsApp serão atualizados automaticamente pelo próprio App.

 

-Vivo 9º Dígito

Altera os números dos celulares das áreas com DDD de nove dígitos para o novo formato. O aplicativo funciona em todas as operadoras. Se quiser, pode incluir o código de operadora 15 nos seus contatos, para ligações de longa distância. Disponível para iOS e Android

 

-Nono Dígito Tim

Ajusta os números celulares dos Estados que já têm nove dígitos para o novo formato e grava os números alterados na agenda do usuário. Oferece a função de incluir o código 41 aos contatos.

Disponível para iOS e Android

 

-Oi 9º Dígito

Possibilita formatar seus contatos para efetuar ligações quando estiver viajando para fora de sua cidade ou fora do Brasil, organiza sua agenda e insere o nono dígito em todos os contatos das regiões que adotaram este novo formato de numeração. Você ainda pode padronizar os números da sua agenda com o código de longa distância da Oi.

Disponível para iOS e Android

 

-Claro 9º Dígito

Atualiza a agenda de contatos dos celular das áreas com DDD em que já foi implementado o nono dígito. Oferece também a possibilidade de acrescentar o código de operadora 21 na frente de todos os contatos interurbanos.

Disponível para iOS e Android

 

-Embratel 9º Dígito

Além de atualizar os números, padroniza o formato com a operadora de longa distância 21 da Embratel. Pode ser usado por clientes de outras operadoras.

Disponível para iOS e Android

 

-9º Dígito Leucotron

Sem pertecer a nenhuma operadora, automatiza a inserção do nono dígito para números móveis de acordo com o cronograma da Anatel.

 

Disponível para iOS e Android