Memória LEOUVE

'Lei da Ficha Limpa' pode voltar ao Legislativo de Cotiporã

‘Lei da Ficha Limpa’ pode voltar ao Legislativo de Cotiporã ‘Lei da Ficha Limpa’ pode voltar ao Legislativo de Cotiporã ‘Lei da Ficha Limpa’ pode voltar ao Legislativo de Cotiporã ‘Lei da Ficha Limpa’ pode voltar ao Legislativo de Cotiporã
'Lei da Ficha Limpa' pode voltar ao Legislativo de Cotiporã

O prefeito de Cotiporã, Constante Bianchi, está insatisfeito com a decisão da Câmara de Vereadores,  que na sessão desta quinta-feira (21), reprovou o projeto nº 040/2012, encaminhado pela prefeitura, que instituía uma espécie de Lei da Ficha Limpa no município.

 

A legislação previa que a partir de 1º de janeiro de 2013 ficaria vedada a ocupação de cargos em comissão (CC) e secretarias municipais por pessoas processadas ou envolvidas em processos criminais, cíveis ou eleitorais, além de ter sentença transitada em julgado por condenação em qualquer crime que afete o desempenho do cargo público.

Em entrevista à Rádio Viva News, o prefeito disse não ter entendido a decisão da Câmara e que o resultado da votação vai de encontro à moralidade da função pública.

– Estes vereadores vão ter que explicar ao povo o por quê votaram contra a Lei da Ficha Limpa em Cotiporã. Nós ddefendemos que só pode ocupar um cargo público, mesmo que em função comissionada, quem está dentro da lei e da moralidade, afirmou Bianchi.

O prefeito informou que vai acionar a Procuradoria Jurídica do município para verificar a possibilidade de reeditar a matéria ainda este ano. Entretanto, o Regimento Interno das Câmaras, normalmente, veda a apresentação da mesma matéria em um mesmo período legislativo.

 

Um dos vereadores que votoi contra o projeto justificou que a matéria não foi bem explicada para os parlamentares. Ivo Stort (PP), que é da oposição ao atual governo do município disse que a lei deveroa incidir sobre todos os cargos da administração púbica municipal.

– Eu sou totalmente a favor da Ficha Limpa. Mas o que tranitou na Câmara de Cotiporã só dizia carogs de confiança e secretários. e por que não dizia também pra prefeito, vice-prefeito e vereador? quem nomeia esses cargos aí é o prefeito. Entçao ele que tem que ter responsabilidade de nomear uma pessoa boa, explicou Stort.

 

O projeto foi reprovado por cinco votos a três. Votaram contra os vereadores João André Pitol (PDT), Ivaldo Wearich (PSD), Rosinei Lazzari (PP), Ivo Storti (PP) e Lidovino Piccoli (PP). Os votos favoráveis foram de Carmen Rita Brunoni (PTB), José Luiz Titon (PDT), e Odilon Domeneguini (PDT).

 

Ouça o áudio com prefeito com o prefeito Constante Bianchi e com o vereador Ivo Stort.

 

{audio}images/arquivos/audios/fernando.santos/caso ficah limpa em cotipor.mp3{/audio}