Memória LEOUVE

Frio e geada chegam no domingo e devem marcar a semana na Serra Gaúcha

Frio e geada chegam no domingo e devem marcar a semana na Serra Gaúcha

Os moradores da Serra Gaúcha podem se preparar para a volta do frio intenso a partir da madrugada deste domingo, dia 17. De acordo com a meteorologia, a presença de uma nova massa de ar polar que avançou com força para o Brasil neste fim de semana vai provocar uma brusca queda da temperatura especialmente durante o domingo.

 

Assim, a segunda quinzena de julho começa congelante e com possibilidade de voltar a nevar nas regiões serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

 

Todas as simulações de ocorrência neve feitas em supercomputadores da sexta-feira, 15 de julho, em diversos horários, confirmaram a possibilidade do fenômeno entre a madrugada e manhã do domingo.

 

A geada prevista para as cidades da Serra durante a manhã do domingo vai acompanhar a queda dos termômetros, que devem marcar entre 0°C de mínima e 11°C de máxima na maioria das cidades serranas.

 

No domingo ainda se espera que o vento seja moderado durante o dia com rajadas no Leste do Estado. Por isso, o alerta de baixa sensação térmica, especialmente na noite de sábado, e na madrugada e amanhecer do domingo. Mesmo assim, o sol deve predominar no estado.

 

A MetSul alerta para um período de frio prolongado. Apesar de tardes mais amenas no decorrer da semana, com a tendência de tempo seco, deve seguir fazendo muito frio à noite por vários dias seguidos. É uma forte possibilidade que se registre prolongada sequência de noites com mínimas abaixo de zero no território gaúcho, não se descartando que todos os dias entre este domingo e o próximo fim de semana tenham marcas negativas no Estado.

 

 

A previsão indica que a semana deve começar gelada. Na manhã da segunda-feira, dia 18, há previsão de geada, com as temperaturas mínimas também próximas do 0°C.