Memória LEOUVE

Documentário sobre Ana Mazzotti será lançado em setembro

Documentário sobre Ana Mazzotti será lançado em setembro

"ProdutorVista pelos críticos como uma das artistas mais completas que o Brasil já teve, a musicista Ana Maria Mazzotti morou em Bento Gonçalves da infância à adolescência, quando mudou para o Rio de Janeiro. Caxiense, tocou ao lado de Hermeto Pascoal e Chick Corea, e morreu jovem, em 1988, na cidade de São Paulo, vítima de câncer. A história pouco conhecida de uma das artistas que mais orgulha a Serra foi resgatada pelo curso de Produção Audiovisual da Faculdade Cenecista. O documentário Eu sou mais eu – que leva o nome da mais famosa canção de Ana – deve será lançado em setembro.

 

As gravações do filme ocorreram nos dias 30 e 31 de julho de 2011, com a participação de oito pessoas na produção e oito depoentes. Entre os depoentes, está o filho de Ana, Toni Mazzotti (Alto Paraíso de Goiás/GO), a irmã, Lúcia Mazzotti (Caxias do Sul), o produtor cultural Cláudio Troian (Caxias do Sul), o jornalista e escritor Ademir Antônio Bacca (Bento Gonçalves) e o contrabaixista Alex Malheiros (Niterói/RJ). A produção tem apoio da Bento Film Commission.

"Disco
– É preciso manter viva a história de Ana. Ela era uma personagem de destaque para a época, que quebrou diversas barreiras. Uma mulher não tradicional, que lutava pelo reconhecimento num mercado desvalorizado e competitivo, o da música – comenta o diretor do projeto, José Martin Estefanon, que participou do curso de Produção Audiovisual e apresentou a ideia aos professores.


Sobre Ana Mazzotti
Ana começou a atividade musical aos seis anos, em Bento Gonçalves. Tocou em igrejas, cantou e regeu os corais dos colégios Medianeira e Aparecida, entre outros. Durante sua participação no Festival Bento Gonçalvense de Música, Ana conheceu Romildo Teixeira Santos, com quem se casou em 1971.


Em 1978, o casal se mudou para São Paulo, onde Ana tocou em diversas casas noturnas. Fez também algumas turnês no Rio de Janeiro e na Bahia, e foi convidada pelo pianista e tecladista de jazz norte americano para uma turnê nos Estados Unidos, mas morreu pouco antes do início.

 

 

Sobre o curso de Produção Audiovisual
O curso de Produção Audiovisual com Ênfase em Documentários é oferecido pela Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves, através do curso de Publicidade e Propaganda, com direção de Boca Migotto e Felipe Gue Martini. Segundo Migotto, a ideia é instigar os alunos e a comunidade local a contar suas histórias em formato audiovisual, representando a riqueza cultural da região.

 

Em 2010, quando realizada a primeira edição, os alunos produziram Gigante de Ferro, que foi ao ar na RBSTV e na TVCOM. Em 2011, resultou na produção Eu sou mais eu. Em 2012, o curso chega à terceira edição e deverá ser realizado em outubro. Mais informações serão divulgadas em breve.

 

Fonte: Comunicação Turismo