Memória LEOUVE

Documentário sobre Ana Mazzotti será lançado em setembro

Documentário sobre Ana Mazzotti será lançado em setembro Documentário sobre Ana Mazzotti será lançado em setembro Documentário sobre Ana Mazzotti será lançado em setembro Documentário sobre Ana Mazzotti será lançado em setembro
Documentário sobre Ana Mazzotti será lançado em setembro

"ProdutorVista pelos críticos como uma das artistas mais completas que o Brasil já teve, a musicista Ana Maria Mazzotti morou em Bento Gonçalves da infância à adolescência, quando mudou para o Rio de Janeiro. Caxiense, tocou ao lado de Hermeto Pascoal e Chick Corea, e morreu jovem, em 1988, na cidade de São Paulo, vítima de câncer. A história pouco conhecida de uma das artistas que mais orgulha a Serra foi resgatada pelo curso de Produção Audiovisual da Faculdade Cenecista. O documentário Eu sou mais eu – que leva o nome da mais famosa canção de Ana – deve será lançado em setembro.

 

As gravações do filme ocorreram nos dias 30 e 31 de julho de 2011, com a participação de oito pessoas na produção e oito depoentes. Entre os depoentes, está o filho de Ana, Toni Mazzotti (Alto Paraíso de Goiás/GO), a irmã, Lúcia Mazzotti (Caxias do Sul), o produtor cultural Cláudio Troian (Caxias do Sul), o jornalista e escritor Ademir Antônio Bacca (Bento Gonçalves) e o contrabaixista Alex Malheiros (Niterói/RJ). A produção tem apoio da Bento Film Commission.

"Disco
– É preciso manter viva a história de Ana. Ela era uma personagem de destaque para a época, que quebrou diversas barreiras. Uma mulher não tradicional, que lutava pelo reconhecimento num mercado desvalorizado e competitivo, o da música – comenta o diretor do projeto, José Martin Estefanon, que participou do curso de Produção Audiovisual e apresentou a ideia aos professores.


Sobre Ana Mazzotti
Ana começou a atividade musical aos seis anos, em Bento Gonçalves. Tocou em igrejas, cantou e regeu os corais dos colégios Medianeira e Aparecida, entre outros. Durante sua participação no Festival Bento Gonçalvense de Música, Ana conheceu Romildo Teixeira Santos, com quem se casou em 1971.


Em 1978, o casal se mudou para São Paulo, onde Ana tocou em diversas casas noturnas. Fez também algumas turnês no Rio de Janeiro e na Bahia, e foi convidada pelo pianista e tecladista de jazz norte americano para uma turnê nos Estados Unidos, mas morreu pouco antes do início.

 

 

Sobre o curso de Produção Audiovisual
O curso de Produção Audiovisual com Ênfase em Documentários é oferecido pela Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves, através do curso de Publicidade e Propaganda, com direção de Boca Migotto e Felipe Gue Martini. Segundo Migotto, a ideia é instigar os alunos e a comunidade local a contar suas histórias em formato audiovisual, representando a riqueza cultural da região.

 

Em 2010, quando realizada a primeira edição, os alunos produziram Gigante de Ferro, que foi ao ar na RBSTV e na TVCOM. Em 2011, resultou na produção Eu sou mais eu. Em 2012, o curso chega à terceira edição e deverá ser realizado em outubro. Mais informações serão divulgadas em breve.

 

Fonte: Comunicação Turismo