
A coroa da rainha da Festa da Uva 2016 foi apresentada à comunidade caxiense na noite de quinta-feira, dia 20, no Hotel Samuara. O público foi recepcionado por uma exposição de coroas de 13 rainhas da Festa da Uva que ainda vivem em Caxias do Sul. A primeira, de 1958, com a rainha Zila Turra, até a rainha de 2012, Roberta Toscan. Houve também a presença do Quinteto de Metais, além da exposição, no saguão principal, 'L'inizio di Tutto', com as fotos das candidatas vestidas como descendentes italianas.
Na ocasião, o vencedor do concurso da criação da coroa, o designer gráfico Elisandro Souza Padilha, foi premiado com o valor de R$ 5 mil e falou da alegria do momento. Os detalhes remetem ao caráter nobre da soberana, com recortes em metal que lembram gavinhas e folhas de parreiras, envolvendo a linha do horizonte com um perfil da cidade e um destaque do Monumento Nacional ao Imigrante, um dos símbolos da história da cidade e da imigração que comemora seus 140 anos. A grande surpresa da noite, além da apresentação da coroa da Rainha da Festa da Uva de 2016, foi uma homenagem surpresa à rainha de 1975, Roxane Torelly Comandulli, que teve sua coroa roubada e que recebeu das mãos do presidente da Festa, Edson Nespolo e de sua esposa Cristina, uma réplica da coroa.
Na próxima segunda-feira, dia 24, a coroa da rainha da Festa da Uva 2016 estará no Shopping San Pelegrino e, a partir do dia 29, no Shopping Iguatemi.
A escolha da rainha e princesas da Festa da Uva 2016 ocorre no próximo dia 5 de setembro, no Parque de Eventos Mário Bernardino Ramos.