Memória LEOUVE

Concluída Indicação de Procedência para Monte Belo

Concluída Indicação de Procedência para Monte Belo Concluída Indicação de Procedência para Monte Belo Concluída Indicação de Procedência para Monte Belo Concluída Indicação de Procedência para Monte Belo
Concluída Indicação de Procedência para Monte Belo

"AA região de Monte Belo do Sul deve entregar em breve o estudo de Indicação de Procedência (IP) para vinhos finos e espumantes ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Além da cidade, outras duas regiões também pleiteiam o selo de qualidade: Flores da Cunha e Farroupilha. A Serra já conta com duas IPs para vinhos finos – uma no Vale dos Vinhedos, desde 2002, e outra em Pinto Bandeira, desde 2010.


Conforme o presidente da Associação de Produtores de Vinho de Monte Belo do Sul (Aprobelo), Roque Faé, o estudo da IP foi concluído no início do mês pela UCS, Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves, com apoio da UFRGS e da Embrapa Clima Temperado, de Pelotas.Entre outros aspectos, o trabalho faz a delimitação geográfica da região, aponta normas que orientam a produção de uvas e vinhos e descreve características do ambiente e do solo.


O Selo de Indicação de Procedência traz várias vantagens, tais como proteção e reconhecimento do território, agregação de valor ao produto e desenvolvimento sustentável. Um ganho para todos os envolvidos. Das 12 vinícolas que integram a Aprobelo, seis já produzem vinhos dentro das normas da IP desde a safra deste ano. A IP buscada por Monte Belo é para produção de vinhos finos e espumantes.


Faé confirma que o maior interesse é pelos espumantes.


– Hoje, 10% de todas as uvas típicas para espumante, como chardonnay e pinot noir, produzidas no RS saem de Monte Belo – destaca Faé.


A produção, entretanto, ainda é pequena. Dos vinhos elaborados com as normas na última safra, foram cerca de 100 mil litros. Mas, a intenção não é aumentar a quantidade, e, sim, investir em qualidade.Em Monte Belo, são 2.223 hectares de videiras, desses 664 hectares de uvas viníferas.

 

Ouça a entrevista de Roque Faé ao programa Negócios e Mercado da Rádio Viva News, apresentado por Carlos Quadros.

{audio}/images/arquivos/audios/carlos.quadros/Roque Fae.mp3{/audio}