Memória LEOUVE

Bento terá três mil doses da vacina contra a Influenza para grupos prioritários

Bento terá três mil doses da vacina contra a Influenza para grupos prioritários

Na manhã desta segunda-feira, dia 17, foi aberto o período da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, para os grupos prioritários. A Campanha segue até o dia 26 de maio. Em Bento Gonçalves serão cerca de três mil doses inicialmente, que serão direcionadas a idosos com 60 anos ou mais, crianças a partir dos seis meses até menores de cinco anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, doentes crônicos, população indígena e funcionários do sistema prisional.

 

No dia 13 de maio ocorre a mobilização Nacional, onde serão intensificadas as ações de conscientização sobre os riscos da Influenza em todo o país. A meta de vacinação deste ano ampliou, passando de 80% para 90%.  A novidade é que, este ano, estão inclusos no grupo prioritário professores de escolas públicas e privadas que estejam atuando em sala de aula.

 

As doses serão aplicadas em todas as unidades básicas de saúde (UBS), exceto nos bairros Cohab II, Maria Goretti, São Valentim e 15 da Graciema. Após a vacinação, o organismo leva de 10 a 15 dias para gerar os anticorpos contra a enfermidade. As vacinas protegerão de três subtipos do vírus da gripe: Influenza A, causador da gripe H1N1, influenza B e H3N2, vírus sazonal.

 

As unidades de saúde estarão abertas para a vacinação no dia 13 de maio, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. Neste dia, a unidade móvel de saúde também estará oferecendo a vacina na Via Del Vino, para todos os grupos prioritários, menos crianças, que devem procurar as UBS, salvo as unidades de Faria Lemos e de Tuiuty.

 

A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e óbito, especialmente em indivíduos que apresentam fatores ou condições e risco para as complicações da infecção.