MEIO AMBIENTE

Comitiva do governo do RS visita Zona Internacional de Demonstração de Hidrogênio na China

Objetivo é aprofundar conhecimentos sobre as diversas possibilidades de aplicação, além de avaliar tecnologias e modelos de desenvolvimento que possam ser implementados no território gaúcho com investimentos estrangeiros

Comitiva do governo do RS visita Zona Internacional de Demonstração de Hidrogênio na China Comitiva do governo do RS visita Zona Internacional de Demonstração de Hidrogênio na China Comitiva do governo do RS visita Zona Internacional de Demonstração de Hidrogênio na China Comitiva do governo do RS visita Zona Internacional de Demonstração de Hidrogênio na China
Foto: Maicon Bock/ Secom
Foto: Maicon Bock/ Secom

Uma comitiva do Rio Grande do Sul, liderada pela secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, realizou, nesta segunda-feira (25), uma visita à Zona Internacional de Demonstração de Energia de Hidrogênio de Daxing, em Pequim, na China.

O objetivo é aprofundar conhecimentos sobre as diversas possibilidades de aplicação do hidrogênio no dia a dia, além de avaliar tecnologias e modelos de desenvolvimento que possam ser implementados no território gaúcho com investimentos estrangeiros. 

A zona de Daxing é reconhecida internacionalmente como referência em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias baseadas no uso do hidrogênio. Desde sua fundação, em 2020, a área se consolidou como um polo de inovação, promovendo pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização, com foco em hidrogênio verde.

Entre as iniciativas em destaque, apresentadas aos brasileiros pela porta-voz da zona de demonstração, Siwen Liang, estão o maior posto de reabastecimento de hidrogênio do mundo, a Hypower, e o desenvolvimento de veículos movidos a essa energia, como bicicletas, motocicletas, carros e ônibus.

“Daxing é uma área projetada para desenvolver, em fases, a cadeia de hidrogênio da China. O plano é superar gargalos tecnológicos e integrar o hidrogênio como 10% da matriz energética chinesa até 2050. O principal objetivo da visita foi observar o modelo proposto e avaliar as possibilidades de adaptação para a realidade gaúcha, fortalecendo as políticas públicas do Estado para o avanço do hidrogênio verde”, detalhou Marjorie.

Durante a missão na Ásia, a comitiva gaúcha já realizou encontros técnicos e visitas a outras instalações relacionadas ao setor energético, reforçando o compromisso com a troca de experiências e a construção de parcerias internacionais. No Japão, o grupo visitou a planta de hidrogênio de Takasago, da Mitsubishi Heavy Industries, em Himeji.