LOGÍSTICA REVERSA

Campanha recolhe 32 toneladas de embalagens de defensivos agrícolas em Caxias do Sul

Entre 6 e 14 de outubro, 469 produtores rurais contribuíram com a campanha que integra ações de um programa de logística reversa de embalagens

Foto: SMAPA / Divulgação
Foto: SMAPA / Divulgação

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) de Caxias do Sul, parceira da campanha de retorno de embalagens vazias de defensivos agrícolas, informa os resultados da ação 2025, divulgados na sexta-feira (17) pelos organizadores. Segundo eles, foram recolhidas cerca de 32 toneladas de embalagens vazias, com a participação de 469 produtores rurais que efetuaram a devolução correta dos materiais utilizados em suas propriedades.

A campanha ocorreu de 6 a 14 de outubro no Município e foi promovida pelas revendas de defensivos agrícolas de Caxias do Sul e região. O recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos integrou as ações de um programa de logística reversa de embalagens. O material foi destinado à central de recebimento inpEV, localizada em Vacaria.

Na avaliação dos organizadores, a iniciativa reforça o compromisso com a sustentabilidade ambiental, o cumprimento das leis e a conscientização dos produtores sobre a importância do descarte adequado das embalagens. Conforme o secretário da Agricultura, Rudimar Menegotto, a resposta dos agricultores foi mais uma vez considerada positiva.

“Nossos agricultores vêm aproveitando a oportunidade de praticar a logística reversa, fazendo a devolução adequada das embalagens em respeito à legislação”, afirma.