
Caxias do Sul - Cerca de 60 toneladas de resíduos foram retiradas pela Codeca de áreas internas do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, no bairro Salgado Filho. O material foi despejado irregularmente por cima dos muros que fazem divisa com ruas próximas ao aeroporto, nos bairros Salgado Filho e Esplanada. A ação ocorreu na sexta (10).
A operação de limpeza contou com o uso de retroescavadeira e caminhões-caçamba. Segundo o diretor de Operações da Codeca, Angelo Barcarolo, o local conta com coleta regular de resíduos orgânicos e seletivos, e o descarte irregular é injustificável.
“A comunidade tem opções para destinar corretamente os resíduos. Objetos como sofás e colchões, por exemplo, podem ser levados ao Ecoponto da sede da Codeca ou recolhidos gratuitamente, mediante agendamento pelo Alô Codeca no telefone (54) 3224-8000”, explica.
Além de degradar o espaço urbano, o descarte clandestino dentro do aeroporto representa risco direto à segurança das operações aéreas, já que os resíduos atraem aves e animais, aumentando a possibilidade de acidentes com aeronaves. “É mais do que um problema ambiental. É um risco à aviação”, alerta Barcarolo.
Os principais pontos de descarte foram identificados ao longo das ruas Ivan Antônio Cercato, Carmem Gobato e Helmut Bornhein. A empresa reforça que ações de fiscalização estão sendo intensificadas e que a colaboração da comunidade é essencial para combater o problema.


Denúncias de Descarte Irregular
Qualquer cidadão pode denunciar o descarte irregular de forma anônima pelos seguintes canais:
- Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas): (54) 9.9929-4992
- Guarda Municipal: 153
- Administração do aeroporto: diretamente com qualquer colaborador
Fotos e vídeos das infrações ajudam a identificar os responsáveis e encaminhar os casos à fiscalização.