
A Justiça Federal em Bento Gonçalves completou 25 anos de atuação e celebrou a data na última quarta-feira (17), em solenidade realizada no prédio-sede da instituição. O evento relembrou a trajetória da unidade e homenageou magistrados, servidores e colaboradores que contribuíram para a consolidação dos trabalhos ao longo do período.
A cerimônia foi conduzida pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região ( TRF4), desembargador João Batista Pinto Silveira, com a presença da diretora do Foro da Justiça Federal do RS (JFRS), juíza Ingrid Schroder Sliwka; do diretor do Foro da Subseção Judiciária de Bento Gonçalves, juiz Marcelo Roberto de Oliveira; e do prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira, além de representantes do Judiciário, da advocacia e das forças de segurança.
Atuação e Reconhecimento
Em seu pronunciamento, o diretor do Foro local destacou o empenho necessário para consolidar a instituição na região. Segundo ele, “uma marca da Justiça Federal em Bento Gonçalves sempre foi a tramitação célere, com processos bem analisados, aliando tempo e qualidade”. O magistrado atribuiu esse desempenho ao comprometimento de magistrados, servidores, estagiários e terceirizados.
Durante a solenidade, a instituição entregou placas de homenagem aos servidores e ao magistrado que permanecem em atividade desde a instalação da 1ª Vara Federal, em 2000.
A diretora do Foro da JFRS ressaltou a qualidade do serviço prestado pelas duas varas federais e pela unidade de conciliação da subseção. Para Sliwka, há disposição para fortalecer a atuação institucional.
“Há ânimo para, em conjunto com as instituições do sistema de justiça e da sociedade, garantir uma prestação jurisdicional acessível, rápida e efetiva”, afirmou. Ela também destacou a importância dos profissionais terceirizados no funcionamento da unidade.
O prefeito de Bento Gonçalves afirmou que a atuação da Justiça Federal contribuiu para a estabilidade social e o desenvolvimento da região.
“A ordem é essencial para a economia e para a sociedade, e esse trabalho envolve todas as instituições do sistema de justiça e segurança”, declarou.
Já o presidente do TRF4 enfatizou a necessidade de atuação integrada entre as instituições públicas.
“Todos nós somos servidores públicos e devemos fazer de tudo para resolver os problemas que a sociedade enfrenta”, afirmou. Silveira também destacou o trabalho desenvolvido ao longo de 25 anos para assegurar uma justiça imparcial e eficiente. “Registro minha gratidão a todos que já passaram por esta subseção”, completou.
Novas Instalações
Ao final do evento, a Justiça Federal realizou o descerramento de uma placa com os nomes dos profissionais que atuam atualmente na subseção. Na sequência, foi apresentada a nova Sala da Memória, localizada no térreo do prédio, agora aberta à visitação.
