FARROUPILHA
Foto: Eduardo Garcia/Grupo RSCOM

O Fórum de Farroupilha sedia o primeiro Júri popular de 2026 nesta terça-feira (27). Três homens são acusados de envolvimento em uma tentativa de homicídio ocorrida em 9 de agosto de 2021.

Os réus no processo são Anderson Glock e David Rocha, ambos respondendo ao processo em liberdade, além de Fabiano Brum do Santos, que está preso. O julgamento será presidido pelo juiz Dr. Enzo Carlo Di Gesu.

De acordo com o processo, os fatos teriam ocorrido nas dependências de uma clínica veterinária, onde a vítima teria sido submetida a agressões graves, caracterizadas pelo Ministério Público como tentativa de homicídio. O caso gerou grande repercussão local à época dos acontecimentos.

A acusação será conduzida pelo promotor de Justiça Dr. Stéfano Lobato Kaltbach, do Ministério Público. Ainda não há confirmação se o promotor Dr. Ronaldo Lara Rezende também atuará na sessão de julgamento.

A defesa dos acusados será realizada pelos advogados Dra. Franciele Bau, Dra. Saiury Bau, Dra. Bianca Bau Porto, Dr. Bruno Rafael Reinehr Couto, Dr. Leonardo Sagrilo Santiago e Dr. Roger de Moraes de Castro. Até o momento, não foi confirmado se todos os defensores estarão presentes no plenário no dia do júri.

O processo chegou a ser desmembrado (cisão processual), razão pela qual um dos envolvidos, Ari Glock Junior, foi julgado em 2025. Ele foi condenado a 42 anos e 10 meses de prisão por tortura, tentativa de homicídio triplamente qualificada, sequestro, roubo e estupro de um ex-funcionário de seu haras. Em uma tentativa de redução da pena, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) negou o recurso e aumentou o tempo de reclusão para 45 anos, oito meses e 20 dias.