
A Justiça de Farroupilha condenou, nesta quarta-feira (10), Gabriel Stank Subtil, 32 anos, e Saymon da Silva, 29, pelos crimes de roubo e tentativa de homicídio contra três policiais militares. O julgamento ocorreu na Sala do Júri do Fórum, e as penas somadas chegam a 19 anos e seis meses de reclusão. Ambos respondiam ao processo em liberdade.
O juiz Enzo Carlo Di Gesu fixou a pena de 12 anos e seis meses para Gabriel Stank Subtil, responsabilizado pela tentativa de homicídio. Já Saymon da Silva recebeu sete anos de prisão pelo crime de roubo.
A acusação foi conduzida pelo promotor Stéfano Lobato Kaltbach. A defesa de Saymon da Silva ficou a cargo do defensor público João Teixeira Grossi de Castro Matias, enquanto Gabriel Stank Subtil foi representado pelo advogado Vitor Hugo Gomes.
Sobre o crime
Conforme os autos do processo, o crime ocorreu no dia 17 de dezembro de 2017, por volta das 17h25, em um estabelecimento comercial na rua Antônio Sachet, bairro Primeiro de Maio. Segundo a denúncia do Ministério Público, os acusados roubaram dinheiro e mercadorias da loja antes da chegada da Brigada Militar (BM).
Eles também teriam feito um funcionário refém, usando-o como escudo humano até o veículo utilizado na fuga, na ocasião um Ford Focus de cor prata com placas clonadas. Durante a perseguição, os réus dispararam contra a guarnição, mas nenhum policial foi atingido. Subtil e Silva foram presos em flagrante logo após o confronto.