Opinião

Você faz alongamento?

Você faz alongamento?


Atualmente as pessoas ouvem falar muito e possuem ciência de como movimentar-se é benéfico. Se sairmos na rua e prestarmos atenção, vemos muitas pessoas correndo, andando de bicicleta, jogando tênis, vôlei, sem contar o movimento na academia! Mas, qual é desse interesse pela boa forma física?

Estudos mostram que pessoas ativas levam uma vida mais completa, com mais energia e maior resistência a doenças, sendo mais autoconfiantes e menos deprimidas.

Uma das maiores causas da modificação do estilo de vida é a conscientização da relação de doenças com à falta de atividade física. Nossos ancestrais não enfrentavam os problemas hoje provocados pelo sedentarismo, eles precisavam trabalhar para sobreviver e permaneciam fortes e saudáveis devido a constantes atividades ao ar livre: cortando lenha, cavando, cultivando o solo, plantando, caçando, além de outras atividades. Com o advento da Revolução Industrial, as maquinas começaram a realizar o trabalho que antes era manual. Á medida que as pessoas se tornaram menos ativas, passaram a perder força e o instinto para o movimento natural.

Em vez de andar, dirigimos, em vez de subir escadas, usamos elevadores, enquanto antigamente estávamos quase o tempo todo em atividade, agora passamos maior parte do tempo sentados. Sem exercício físico diário, nosso corpo se tornou um depósito de tensões acumuladas e nossos músculos ficaram fracos e tensos.

Mas os tempos mudaram, descobrimos que podemos controlar nossa saúde, que podemos prevenir doenças, não queremos mais ficar sentados, estamos nos movimentando e descobrindo as alegrias de uma vida ativa. Mais: podemos recuperar uma existência mais saudável e gratificante em qualquer idade.

E o que o alongamento tem a ver com tudo isso?

Ele é o importante elo entre a vida sedentária e a vida ativa, mantendo os músculos flexíveis e nos preparando para os movimentos, ajudando a realizar a transição diária da inatividade para a atividade sem tensões excessivas. Alongando-se antes e depois de exercícios, você manterá a flexibilidade e evitará lesões comuns.

Com a grande quantidade de pessoas que se exercitam hoje em dia, a necessidade de informações corretas é vital. Fazer alongamentos é fácil, mas quando eles são executados de maneira errada podem ser mais prejudiciais do que benéficos. Não é necessário forçar limites ou tentar fazer mais todos os dias. Não realize uma competição particular para ver até onde você consegue se alongar. Esta pratica deve ser adequada a sua estrutura muscular, a sua flexibilidade e aos níveis de tensão. Regularidade e relaxamento são os mais importantes. O objetivo do alongamento é diminuir a tensão muscular para obter movimentos mais soltos e não concentrar o esforço para conseguir extrema flexibilidade que muitas vezes conduz a distensões e lesões.

Quem deve realizar alongamentos?

Todas as pessoas podem praticar o alongamento, independentemente da idade ou da flexibilidade. Você não precisa estar em perfeita forma física nem ter habilidades específicas. Os métodos são suaves e fáceis, adaptando-se às diferenças individuais. Portanto, se você é saudável, sem nenhum problema físico específico, pode fazer alongamentos de modo seguro e agradável. Nota: se você teve algum problema físico recente, foi submetido a cirurgia ou está inativo ou sedentário há algum tempo, consulte seu médico e um profissional de educação física antes de iniciar um programa de alongamentos ou de exercícios.

Quando fazer alongamentos?

Os alongamentos podem ser feitos sempre que você sentir vontade, mas é importante alongar antes e depois das atividades físicas. Algumas dicas de quando realizar: pela manhã, antes de iniciar o dia; no trabalho, para aliviar tensões; após ficar sentado ou em pé por muito tempo; quando sentir tensões.

Por que fazer alongamentos?

Os alongamentos relaxam a mente e regulam o corpo, e é uma prática acessível, podendo ser feita em casa, no trabalho, no carro e até em uma sombra de uma árvore. Vou citar alguns benefícios do alongamento para encerrar as informações com a certeza de que convenci os leitores a inserir o alongamento em sua rotina:

– Diminui a tensão muscular;
– Deixa o corpo mais relaxado;
– Melhora a coordenação;
– Aumenta a amplitude de movimentos;
– Ajuda a prevenir lesões como distensões musculares;
– Facilita atividades desgastantes como corrida e demais esportes;
– Ajuda a manter a flexibilidade, tornando-se cada vez menos rígido;
– Desenvolve a consciência corporal;

E aí, bora alongar?