Opinião

Viva com Saúde - 28/09/2022 - Gravidez após os 50

Viva com Saúde - 28/09/2022 - Gravidez após os 50

No quadro Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre a gravidez tardia.

Recentemente a atriz Claudia Raia revelou sua gravidez, aos 55 anos de idade. A notícia nos leva ao debate sobre a gravidez tardia. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), tem aumentado cada vez mais o número de mulheres que são mãe após os 30 anos de idade. Dados mostram que, de 2010 a 2020, a quantidade de mulheres que deram à luz após os 50 anos cresceu 55%.

De acordo com médicos da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), os principais motivos para a gestação tardia, apontados pelas mulheres que chegam aos consultórios, são a escolha do parceiro certo para constituir uma família, busca por estabilidade financeira e maturidade para conceber um filho, além de novos relacionamentos.

A medicina atesta que a possibilidade de engravidar após os 50 anos é real, embora as chances sejam pequenas; e os riscos bem maiores do que para as grávidas mais jovens. Após os 50 anos, as chances de ocorrer uma gravidez espontânea são raríssimas. Em alguns casos, porém, a medicina reprodutiva pode ajudar. Mas, ainda assim, as taxas de sucesso são baixas.

Saiba mais em entrevista com o  ginecologista, doutor Ricardo Nascimento: