Opinião

Viva com Saúde - 04 de agosto de 2022 - Fitoterapia e Fitogastronomia

Viva com Saúde - 04 de agosto de 2022 - Fitoterapia e Fitogastronomia

No quadro Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre Fitoterapia e Fitogastronomia.

A Fitoterapia moderna nasceu na Alemanha onde, hoje, mais de 80% dos prontuários médicos envolvem o tratamento com fitoterápicos, inclusive nas emergências. Muita gente nem imagina, mas o uso de plantas medicinais é também regulamentado no Brasil – até porque é delas que derivam os medicamentos fitoterápicos.

Para uma planta tradicional ser considerada medicinal, um dos critérios é ter um período de uso e comprovação dos efeitos por uma população ou região por, no mínimo, 30 anos; há países que exigem que esse período seja de 50 anos. A educação na área se faz essencial. Até por questões econômicas, os fitoterápicos tendem a ser mais procurados e utilizados. Também, pelo fato de o medicamento natural respeitar o organismo como um todo, diferente de um antibiótico, por exemplo, que para destruir a bactéria da garganta vai também prejudicar a do intestino.

As plantas também podem ser consumidas de outras formas, como na alimentação. Hoje se fala muito do termo fitogastronomia ou culinária curativa, que é trazer essas plantas para a nossa alimentação diária.

Saiba mais em entrevista realizada com a nutricionista e especialista em Fitoterapia, Juliana Gonçalves: