
Na manhã desta terça-feira (22), um encontro marcado e organizado pelo Presidente da CDL Flores da Cunha, Jasser Panizzon, reuniu autoridades locais, representantes de entidades e imprensa, na escola de gastronomia da UCS. Na ocasião foram recebidos Miguel Armando Garrido diretor do Centro de Investigação da Paz e Juan Bautista Gauto Avancini, vereador de Paso de Los Libres, ambos residentes da Argentina.
O motivo é a celebração do lançamento do livro Construción Global de Futuro: Prospectiva. Este livro é uma construção entre as universidades de Caxias do Sul (UCS) e a Universidade Federal da Argentina (Universidad Tecnologica Nacional – UTN) e conta com a participação de 30 escritores brasileiros e 7 escritores argentinos, dentre eles Jasser Panizzon (Brasil) e o professor Miguel Armando Garrido (Argentina).
No Brasil o livro foi coordenado pelo professor Everaldo Cescon e na Argentina foi coordenado pelo professor Miguel. Este trabalho tem como intuito estreitar relações entre países da América Latina, especialmente Brasil e Argentina. Desenvolvendo uma série de atividades junto com o centro paz (Centro de Investigações para a paz), do qual o Professor Miguel é diretor.
“Este livro trata de uma metodologia de construção de futuro chamada prospectiva em que a gente descreve e relata através de verbetes, situações e estratégias para a união e a cooperação entre os países. Onde através da difusão de conhecimento a gente consiga promover o desenvolvimento de todos” relata Jasser Panizzon, coautor do livro.
Dando sequência ao lançamento do livro, no final da semana o governador da Província do Chaco, Jorge Milton Capitanich, chegará a cidade para falar na Universidade de Caxias do Sul sobre Agenda de Integração Comum entre Brasil e Argentina.