Comportamento

Violência contra mulher é tema de bate-papo nesta quinta-feira, em Garibaldi

O evento é promovido pela Brigada Militar e Conselho dos Direitos da Mulher

(Foto: Lilian Donadelli/ Grupo RSCOM)
(Foto: Lilian Donadelli/ Grupo RSCOM)

Este mês é celebrado o Agosto Lilás no Brasil com ações voltadas pelo fim de todas as violências contra a mulher. O período foi escolhido por conta da Lei Maria da Penha, sancionada em 2006. Em Garibaldi, como forma de conscientização, a Brigada Militar em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher- COMDIM, realizará nesta quinta-feira (25) um debate sobre a violência nos afetos. O evento, aberto ao público, inicia às 20h, no Espaço Coletivo das Artes – ECOA, respeitando a capacidade máxima de 70 pessoas no local.

Conforme a Soldado Karoline Degliomeni, que será a mediadora do bate-papo, a intenção do encontro é provocar uma conversa com o público sobre questões que norteiam esta temática e, de certa forma, contribuir para o empoderamento feminino e o fortalecimento das redes de apoio a todas as vítimas de violência doméstica.

“Ano passado tivemos a primeira edição deste evento, com o nome Desatando Nós, apresentando a rede de atendimento a essas vítimas de ocorrência de Maria da Penha. Agora, neste ano, a nossa ideia é aprofundar o tema. Nós falaremos como a violência se manifesta, explicita ou velada. A maioria das pessoas acha que a violência é apenas aquela que deixa marca no corpo. No entanto, existem outras violências que deixam marcas profundas no emocional e se manifestam com os filhos, em outros relacionamento e vira um ciclo de violência que nunca se acaba”, explica.

O encontro contará com a presença da psicanalista Daisy Dalmaz, a jornalista Débora Chiari, a nutricionista Fernanda Godoy Farto e a advogada e presidente do COMDIM, Katia Colombo. As participações artísticas ficarão por conta de Lela Rosaneli e Jhuly ketlyn.

Para participar, é sugerida a entrega de produtos de higiene pessoal que serão doados para mulheres em situação de vulnerabilidade no município.