Cidades

VÍDEO: Filhote de baleia dá sequência de saltos no entorno da mãe em Torres

O vídeo foi gravado pelo fotógrafo Gabriel Zaparolli, no alto do Morro do Furnas

(Foto: reprodução/ Gabriel Zaparolli)
(Foto: reprodução/ Gabriel Zaparolli)

Sob a proteção da mãe, um filhote de baleia-franca se exibiu, nesta segunda-feira (28), na Praia da Cal, em Torres. O fotógrafo Gabriel Zaparolli estava na beira-mar para registrar surfistas pegando ondas quando percebeu a intensa movimentação dos gigantes do mar e mirou a câmera para onde eles estavam.

Zaparolli registrou uma sequência de saltos do filhote, sempre no entorno e sob proteção da mãe. Os registros foram realizados entre às 9h30 e às 11h30. “Eu fui para dar uma voltinha, aí fui filmar uns surfistas. Quando eu estava filmando, um amigo que estava do meu lado avistou umas baleias bem do lado do morro, fui correndo para o topo”, contou.

O fotógrafo se posicionou no alto do Morro das Furnas. Ele disse que a baleia-franca e seu filhote estavam a menos de 500 metros da praia. Também relatou que entre a Praia da Cal e a Praia da Guarita havia, ao menos, seis baleias, na manhã desta segunda.

As baleias-francas chegam a ter 18 metros de comprimento e podem pesar até 60 toneladas. Um filhote consome em média 200 litros de leite por dia. No inverno, esses animais migram das águas mais geladas do extremo sul do planeta para a costa brasileira em busca de águas mais quentes, que se transformam em berçário para o nascimento das baleias.

A temporada das francas no Litoral Sul do Brasil acontece entre o inverno e a primavera. Apesar de diversos avistamentos registrados no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o período de maior concentração de baleias na costa de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul é o mês de setembro.

Confira o registro:

Fonte: Litoral na Rede