Duas crianças e seus pais foram resgatados por moradores na Estrada Morro Pelado, no Distrito Pega Fogo, em Taquara. Nessa sexta (16), às 5h, a família estava de carro quando passaram em cima da ponte do arroio local e a estrutura rompeu. O carro com a família foi arrastado pela correnteza. O pai, a mãe e as duas crianças conseguiram sair e se agarraram em uma árvore até a chegada de socorro.
Nem Defesa Civil nem Corpo de Bombeiros tinham acesso ao local por causa da correnteza e do grande volume de água. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Alessandro Santos, a comunidade esperou a água baixar um pouco e com a ajuda de um caminhão conseguiu acesso ao local para retirar as pessoas.
A solicitação de resgate feita à Defesa Civil de Taquara era a de que um casal e dois filhos estavam presos em um carro no meio da correnteza. O Corpo de Bombeiros foi acionado. No entanto, a localidade estava ilhada com fortes correntezas e a comunidade local se mobilizou para socorrer a família. Conforme Santos, as áreas mais atingidas de Taquara foram os bairros Santa Maria, Mundo Novo, Cruzeiro, Olaria e Eldorado. A preocupação agora, segundo Santos, é com o aumento do volume de água do Rio do Sinos.
Moradores resgatando famílias em barcos na Vila Liberdade, em Porto Alegre
A Vila Liberdade, no bairro Humaitá, zona Norte de Porto Alegre, é um dos tantos locais afetados pelas chuvas intensas que atingiram o Estado nas últimas horas. O cenário na região impressiona: o nível da água acumulada chega a atingir a cintura de quem tenta se arriscar a transitar a pé.
A dificuldade de circulação faz com que moradores saiam de casa de barco. Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra que a população da região improvisou um transporte por embarcação para resgatar quem precisa sair de casa devido aos efeitos da chuva.
Nas imagens, uma mulher e dois homens organizam a retirada de uma moradora de sua residência, com uma criança e alguns pertences na embarcação. É possível ouvir ela orientando a responsável pelo menino a segurá-lo e também se segurar durante o trajeto. “É demorado, é sofrido mas nós vamos. Mais uma família sendo resgatada”, afirma a mulher, enquanto rema.
O homem que faz a gravação do vídeo cobra ação da Defesa Civil no local. Questionada pelo Correio do Povo, a Defesa Civil de Porto Alegre afirma que foi acionada nesta sexta-feira apenas para o resgate de uma família na região e que a ação foi feita pelo Corpo de Bombeiros. Conforme o órgão da prefeitura, os serviços da Defesa Civil podem ser solicitados por meio do telefone 199.