A partir de 2022 haverá a troca da presidência da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. Duas vereadoras são pré-candidatas ao posto, Gladis Frizzo (MDB) e Denise Pessôa (PT).
Gladis conversou com a reportagem do Portal Leouve, segundo ela, até o momento a chapa em que ela vai presidir ainda não foi definida. A vereadora comentou que está convidando os colegas e caso eles se identifiquem com o seu modo de pensar, podem aderir ao projeto dela. A candidatura de Gladis surgiu após o convite de alguns vereadores para permitir democracia e evitar negociações, como era feito até o momento.
“Eu coloquei meu nome a disposição, então quem tiver afinidade comigo, quem gosta do meu trabalho, quem acredita neste trabalho e quer se somar eu deixo a liberdade, então naturalmente as pessoas vêm, os vereadores vêm e dizem olha Gladis eu gostaria de entrar na tua chapa, então é nesse sentido que eu vou trabalhar, eu não vou pressionar nenhum vereador, não é essa minha intenção, só coloquei o nome para que haja duas vias mesmo e quem quiser fazer parte desta chapa está convidado. A gente ouvia sempre que tem negociações, então acho que está na hora de acabar com isso”.
Há rumores que existia um “acordo” de bastidores que a presidência seria ocupada, cada ano, por uma das quatro maiores bancadas do legislativo: PTB, PT, PSDB e PSB. Pela ordem pré-estabelecida, neste ano a mesa diretora seria ocupada por um parlamentar do Partido dos Trabalhadores.
A emedebista acredita que este seu mandato já valeu a pena, após a divulgação das reformas no bairro Desvio Rizzo. Segundo Gladis Frizo, ela luta pela região há mais de 40 anos, já conseguiu conquistas como escolas, UBSs e a faculdade Anhanguera. Agora, o projeto que ela foi uma das idealizadoras, criado ainda em 2009, saíra do papel. O intuito de assumir a presidência é dar continuidade aos projetos comunitários e garantir que o Executivo faça um bom trabalho.
As eleições ocorrem no dia 15 de dezembro, data em que ocorre a última sessão ordinária do município. Apenas os vereadores de Caxias do Sul votam na eleição.
A vereadora Denise Pessôa (PT) será entrevistada pelo Portal Leouve em breve.