Política

Vereadora Denise Pessôa também é candidata a presidência do legislativo em Caxias do Sul

Foto: Câmara de Vereadores / Divulgação
Foto: Câmara de Vereadores / Divulgação

A partir de 2022 haverá a troca da presidência da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. Duas vereadoras são pré-candidatas ao posto, Gladis Frizzo (MDB) e Denise Pessôa (PT).

A petista Denise Pessôa, também conversou com o Portal Leouve sobre a sua candidatura. Ela acredita ter boas experiências, já que está há 13 anos envolvida com mandatos legislativos. O intuito da parlamentar é assumir a presidência para ampliar o diálogo entre comunidade e vereadores.

” Eu coloquei meu nome a disposição, entendendo que é uma importante tarefa e uma tarefa bastante representativa pro Legislativo. Considerando que a segunda maior cidade do estado e quero emprestar sim, o conhecimento aí de ao longo de treze anos a frente de mandatos a vereadora, pra auxiliar a melhorar a nossa casa legislativa. Entendo que nesse pós pandemia, praticamente nesse momento de transição aí de vacinação, é necessário a gente pensar, em uma casa legislativa que abra suas portas, de fato e conduza formas de participação popular. Na verdade é reaprender a conduzir essa questão da participação, em função de que com a pandemia a gente ficou muito afastado.”

Há rumores que existia um “acordo” de bastidores que a presidência seria ocupada, cada ano, por uma das quatro maiores bancadas do legislativo: PTB, PT, PSDB e PSB. Pela ordem pré-estabelecida, neste ano a mesa diretora seria ocupada por um parlamentar do Partido dos Trabalhadores. Denise Pessôa comentou que o acordo entre as bancadas era histórico na Câmara de Vereadores e assim oportunizava todos.

“Eu entendo que essa questão do acordo, é um acordo histórico da casa legislativa. Ele ocorre e garante um funcionamento democrático, uma participação de todos, mesmo quem não venceu as eleições do Executivo, tem representatividade no no Legislativo. Então eu entendo que essa quebra de acordo ela acaba sendo ruim, pra condução da Câmara de Vereadores. Porque fica algo sem reflexo realmente, das urnas, porque a proporcionalidade das bancadas ela é um reflexo do que os eleitores escolheram pra cidade.”

Na visão da vereadora petista, as mulheres estão conquistando seus espaços também na Câmara, pois está é uma das legislaturas que teve a maior representação feminina. Sendo assim, ter duas candidatas a presidência é uma demonstração deste avanço.

Denise Pessôa concluiu dizendo que busca com os demais parlamentares sugestões de como conduzir a casa legislativa, proporcionando maior diálogo entre todos.

As eleições ocorrem no dia 15 de dezembro, data em que ocorre a última sessão ordinária do município. Apenas os vereadores de Caxias do Sul votam na eleição.