A fisioterapeuta Luana Rolim de Moura (PP), de 26 anos, suplente de vereadora, tomou posse por um dia em Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul. De acordo com a União dos Vereadores do Brasil, ela foi a primeira pessoa com síndrome de Down a ocupar o cargo no país.
Luana assumiu o cargo no lugar do vereador Nivaldo Langer de Moura, titular da bancada do Progressistas, que havia se afastado no dia por conta de um cálculo renal.
LEIA MAIS
Inclusão e conscientização: a rotina e os desafios de viver com a síndrome de Down
A fisioterapeuta participou da sessão e foi muito participativa, se pronunciando sobre as matérias votadas e discursando sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado no último domingo (21). “Pretendo lutar pela inclusão, pela acessibilidade para todos. Eu quero ser uma representante de todos os jovens com síndrome de Down, entre outras deficiências”, disse Luana.
A suplente de vereadora contou que a experiência de tomar posse, mesmo que apenas por um dia, foi muito emocionante e agradeceu a todo o apoio da família, amigos e eleitores por proporcionarem esse momento único.