Comportamento

Vereador comenta projeto que deve levar internet à comunidade de Caravaggio, em Farroupilha

Demanda é bastante antiga e se repete ano após ano

FARROUPILHA
Foto: Eduardo Garcia / Grupo RSCOM

Nos últimos dias os vereadores de Farroupilha Juliano Baumgarten (PSB) e Gilberto do Amarante (PDT), estiveram em Brasília para tratar de assuntos pertinentes ao município, além de buscar recursos para projetos locais. A viagem contou com a participação em diversos gabinetes, tendo enfoque nos ministérios da Saúde e Educação, além de conversas na Anatel e no Senado Federal.

Ao todo mais de R$ 1 milhão em recursos foram adquiridos em emendas parlamentares. O destino da verba será apresentado posteriormente, mas devem ser direcionadas para a saúde e infraestrutura. Outro assunto tratado foi com a Anatel, onde a pauta foi o sinal de telefonia em Caravaggio.

Foi constatado recentemente que Caravaggio não entrou no último censo do IBGE, além de não ter participado do leilão da internet 5G realizada no final de 2021. Farroupilha já será contemplada com sinal de telefone no interior nas comunidades de São Marcos, Vila Jansen e Vila Rica. Para dar andamento na operação, o senador Paulo Paim (PT) foi acionado, para que contatos com o Ministério das Comunicações se desenvolvam a fim de levar a conectividade à comunidade.

Baumgarten comentou ao Portal Leouve sobre as dificuldades desta operação:

“Eu acredito que será um trabalho intenso. Não será da noite pro dia, mesmo com toda a movimentação, articulação e é preciso uma movimentação maior. Infelizmente temos que achar mecanismos de sensibilizar as autoridades e acima de tudo os órgãos competentes para que possa uma empresa de telefonia vir aqui, colocar uma torre, um sinal, que é algo básico do século XXI”, destacou.

O templo religioso é visitado por milhões de pessoas anualmente, e não apenas pela população local, mas de outras regiões do Estado, país e também do mundo. Durante a Festa de Caravaggio, geralmente realizada no mês de maio, peregrinos sempre reclamam do baixo sinal e da dificuldade de comunicação.

Outros assuntos tratados

Uma outra participação dos vereadores se deu, juntamente com a bancada gaúcha, para a troca do sistema de operação do Hospital Beneficente São Carlos, desde telefonia, passando pela internet e modernização dos aparelhos, porém o projeto não foi contemplado.

Na área da educação, duas pautas foram tratadas junto ao Ministério da Educação (MEC). Primeiramente no projeto Escola em Tempo Integral, o município de Farroupilha receberá 187 vagas, além de R$ 580 mil oriundos do Governo Federal para trabalhar este programa.