Comportamento

Vereador caxiense denuncia problemas estruturais e de atendimento nos postos de saúde

A UBS do bairro Jardim Eldorado é um dos lugares onde mais se apresenta esses problemas

Vereador caxiense denuncia problemas estruturais e de atendimento nos postos de saúde
Foto: Wellington Frizon / Grupo RSCOM

Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) vêm fazendo reclamações do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Caxias do Sul. Entre os descontentamentos, estão as filas para atendimento, problemas para se comunicar com os servidores via telefone, falta de médicos, infiltração, além de relatos como o mau atendimento por parte de um determinado setor médico.

A UBS do bairro Jardim Eldorado é um dos lugares onde mais se apresenta esses problemas, tendo em vista que ela possui horário estendido até às 21h, e chega a receber cerca de 500 pessoas diariamente. A equipe de reportagem do Grupo RSCOM, juntamente com o vereador e presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, Juliano Valim (PSD), esteve no local para conferir a situação. A visita foi conduzida pela coordenadora da UBS, Sara Milano.

Por lá, foram constatados alguns problemas de infiltração e goteiras. Ainda assim, questões como a falta de isolamento acústico também fazem parte dos problemas, pois não há um forro, apenas o zinco, ocasionando muito barulho em dias de chuva. Por coincidência, no dia da reportagem, estava chovendo.

O serviço telefônico seria outro questionamento, pois, aparentemente, os usuários têm dificuldades para fazer contato via telefone. Conforme o Ofício nº 064/2022, em respostada da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a UBS contêm três linhas telefônicas, sendo que duas linhas estão com problemas. No documento, o contratempo foi diagnosticado como um problema externo, no entanto, ainda se aguarda a solução por parte da empresa responsável.

Outra reclamação seria no atendimento ginecológico, começando pelo espaço “pequeno” da sala, também não há um lugar específico para as usuárias possam se despir adequadamente. De acordo com o ofício da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, relatos de usuários dão conta de que o médico seria grosseiro em seus atendimentos.

Conforme o memorando nº 291/2022, da SMS, o médico informou que atendeu e atende suas pacientes com ética e respeito. Porém, no foi incluso que tem acontecido alguns episódios em que usuárias solicitam que sejam avaliados problemas clínicos,como por exemplo solicitação de check up para controle de doenças crônicas (Diabetes e Hipertensão Arterial), renovação de receita de medicações de uso contínuo e antidepressivo, e isso teria gerado descontentamento por parte de algumas usuárias.

Ainda conforme o memorando, destaca-se que anteriormente o médico realizava esse tipo de atendimento para as usuárias e, de acordo com os demais médicos da UBS, parou de realizar, pois muitas pacientes não retornavam ao acompanhamento clínico, prejudicando o seguimento do tratamento. O médico informou que tem priorizado somente as consultas ginecológicas e obstétricas, as quais são de sua competência.

A equipe de reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da SMS, a qual respondeu em nota.

Confira:

“A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) mantém canal aberto para que a população comunique, via Ouvidoria, suas considerações em relação às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), para que cada demanda seja verificada. Os canais são (54) 3290.4446 e [email protected]. Em relação às linhas telefônicas na UBS Eldorado, uma delas teve os cabos furtados e aguarda conserto, já solicitado à operadora de telefonia. As outras duas linhas apresentam defeitos e estão com protocolos de manutenção em andamento. A respeito da infraestrutura da Unidade, a SMS tem conhecimento e tem encaminhado as manutenções em toda a rede gradativamente, conforme cada caso. Nos momentos em que há falta de algum profissional médico, a população não fica desassistida, uma vez que é acolhida pela equipe de saúde da Unidade e poderá ser encaminhada a outra UBS, de acordo com cada quadro de saúde. A SMS reitera que está à disposição da comunidade para quaisquer considerações ou sugestões”.

Vale salientar que, no próximo dia 6 de outubro, haverá uma reunião do Conselho Local, na UBS Jardim Eldorado, junto com a comunidade, para debates sobre os problemas na unidade.

Veja a matéria em vídeo:

Leia também: Unidade Móvel de Saúde terá atendimento em quatro comunidades de Farroupilha