Comportamento

Vacinação de pessoas com comorbidades e idosos continua na segunda-feira em Caxias do Sul

Foto: Cristiane Barcelos / SMS
Foto: Cristiane Barcelos / SMS

A primeira dose da vacina contra a covid-19 foi aplicada neste sábado (29) em cerca de 4 mil pessoas de 18 anos ou mais com comorbidades e idosos de 60 anos ou mais sem comorbidades. A vacinação desse mesmo público-alvo continuará a partir de segunda-feira (31), em 47 Unidades Básicas de Saúde (todas com exceção da São Vicente e incluindo as quatro Unidades Básicas Vacinadoras – UBVs), as mesmas que abriram neste sábado.

A partir de segunda-feira, o atendimento será das 8h às 20h nas UBSs Cruzeiro, Esplanada, Vila Ipê, Reolon, Desvio Rizzo, Eldorado e Cinquentenário e das 8h às 16h nas demais.

Estão sendo vacinadas pessoas de 18 anos ou mais com comorbidades e também pessoas com deficiência permanente grave nas seguintes condições: limitação motora que cause dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas (cadeirantes, amputados de membros inferiores, doenças neurológicas com sequelas motoras, sequelas de AVC…); e também cegueira ou grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com óculos (e que por isso necessitam de auxílio). Outras comorbidades contempladas com a vacina serão informadas nos próximos dias.

A Secretaria da Saúde salienta que a vacinação de quem tem 60 anos completos ou mais é contínua. Ou seja, ao completar 60 anos, o idoso deve procurar qualquer local que esteja vacinando com a primeira dose.

Todos devem apresentar documento oficial com foto, CPF e Cartão SUS (se tiver). Pessoas com comorbidades deverão apresentar, obrigatoriamente, atestado médico ou receita emitida há menos de um ano. Em alguns casos mencionados na lista abaixo, será necessário apresentar também autorização médica.

Conforme nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde, o próximo grupo a ser incluído na vacinação é o de profissionais da educação. Nos próximos dias a SMS vai informar a dinâmica dessa etapa, que ocorrerá de forma concomitante com a atual. A previsão é de que a vacinação de pessoas de 18 a 59 anos sem comorbidades ocorra na sequência, de forma escalonada.

O agendamento da vacina para gestantes e puérperas de 18 anos ou mais também continua, por meio do site agendamento.caxias.rs.gov.br.