Comportamento

Universidade Federal do RS está entre as dez melhores da América Latina

Brasil conta com sete universidades entre as dez primeiras

Universidade Federal do RS está entre as dez melhores da América Latina
(Foto: Secom/Ufrgs)


O Brasil emplacou sete universidades entre as dez melhores da América Latina, segundo o ranking internacional Times Higher Education. A lista, divulgada na tarde desta quinta-feira, coloca a Universidade de São Paulo (USP) em destaque. Vale observar que a maioria das instituições brasileiras é pública.

A USP é a segunda melhor universidade da América Latina, ficando atrás da Pontificia Universidad Católica de Chile, que lidera o ranking pelo quarto ano seguido.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ocupa a terceira posição seguida Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Ainda aparecem na lista a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a PUC- Rio.

Segundo a publicação, as universidades brasileiras tiveram melhora na quantidade e qualidade das pesquisas que produziram.

A edição deste ano avaliou 197 instituições de 13 países da América Latina.

Sobre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul

O Ensino de Graduação e Pós-graduação integram o ambiente acadêmico da UFRGS oferecendo 89 modalidades de cursos de Graduação presenciais e 4 cursos a distância, 71 Mestrados Acadêmicos, 9 Mestrados Profissionais e 68 Doutorados, abrangendo todas as áreas do conhecimento.

Para além da sala de aula, os estudantes de Graduação encontram na UFRGS, inúmeras oportunidades de formação por meio de experiências de ensino (monitorias, iniciação à docência, programa de educação tutorial, programa de educação para o trabalho em saúde), projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico (iniciação científica, iniciação em desenvolvimento tecnológico) e em projetos de extensão. Tais oportunidades evidenciam a articulação entre ensino, pesquisa e extensão na formação do estudante.

A mobilidade acadêmica também se intensifica a cada ano caracterizando a inserção nacional e internacional da Universidade. Intercâmbios, estágios e programas de dupla diplomação, tanto na Graduação quanto na Pós-graduação são desenvolvidos com diversas Instituições de Ensino nacionais e estrangeiras.

A UFRGS também desenvolve Programas de Apoio ao estudantes, tanto no que se refere a reforço acadêmico extra-classe em áreas como química, física, cálculo, português e Inglês, como de assistência estudantil, promovendo a sua permanência e êxito em seus cursos.

Pautada na busca da excelência acadêmica, a UFRGS ocupa posições de destaque nacional e internacional em seus Cursos de Graduação e de Pós-graduação, graças à dedicação e competência de seus servidores docentes e técnicos.

Fonte: Rádio Guaíba / UFRGS