Polícia

Um caxiense no subcomando da BM de Caxias: os desafios do major Carvalho

Foto: Jackson Cardoso/Divulgação
Foto: Jackson Cardoso/Divulgação

Desde esta quarta-feira (12) passou a atuar como subcomandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, em Caxias do Sul, o major Wagner Carvalho dos Santos, 41 anos. Pela primeira vez a parte operacional do batalhão será comandado por um caxiense.

O major Carvalho nasceu nas proximidades do batalhão, no bairro Kaiser, e ali cresceu sonhando em um dia integrar a equipe da Brigada de Caxias. O pai foi o fundador do CTG da Brigada, possibilitando que ele conhecesse desde cedo os outros comandantes e colegas de trabalho.

O atual subcomandante já serviu no Batalhão entre os anos 2010 a 2020. Assumindo durante o ano passado o Setor de Logística, Patrimônio e Financeiro do Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra. “Antigamente estava  exercendo a função no CRPO Serra, que é responsável ali pelos cinco batalhões de abrangência do Comando Regional da Serra, repasse de logística, compras, combustível, diárias, a manutenção das frotas da viatura, tudo ficava na minha sessão lá”.

Major Wagner Carvalho define que seu trabalho será desafiador, mas acredita que fará uma boa atuação alinhada com a experiência na carreira militar, uma boa tropa no Batalhão e um comandante já conhecido, o major Ubirajara que retornou de Novo Hamburgo e assumiu Caxias na semana passada.

Carvalho explicou que o Comandante tem a função “mais representativa junto às instituições, é uma ligação aí com o poder público, poder judiciário os outros órgãos de segurança pública do município, além de as decisões mais complexas”. Já o seu cargo de subcomandante atua “em uma função de operacionalizar o policiamento ostensivo, dentro das duas companhias que a gente tem, com responsabilidade territorial, e mais a terceira companhia que é a Força Tática, que envolve também o Canil, motos e o policiamento montado”.

O novo subcomandante pretende dar continuidade as operações em locais que tem mais incidências de crimes, diminuir os índices de homicídios e demais crimes contra a segurança pública. Major Carvalho também destaca a importância do serviço comunitário nas áreas urbana e rural de Caxias. Ele pretende equilibrar essa aproximação com a comunidade e o atendimento aos chamados do 190.

Major Carvalho concluí reforçando que a Brigada Militar de Caxias trabalha na segurança da população 24 horas por dia nos sete dias da semana. Carvalho assumiu o cargo, após o major Márcio Leandro ser transferido para Alvorada – RS.