Caxias do Sul

UBS Mariani, em Caxias, terá suporte de central de atendimento a partir desta sexta (25)

Segundo a prefeitura, em três semanas de operação, o Agenda+UBS já marcou 1.689 atendimentos por telefone e por WhatsApp

UBS Mariani, em Caxias, terá suporte de central de atendimento a partir desta sexta (25)
Foto: Betânia Ramalho da Silva/Prefeitura de Caxias/divulgação

A partir de sexta-feira (25), a unidade básica de saúde (UBS) Mariani, em Caxias do Sul, passa a ser contemplada para agendamento de consultas por telefone e WhatsApp pelo Agenda+UBS, a central de atendimento da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O serviço marca consultas com médico clínico para pessoas de 13 anos de idade ou mais. Com a inclusão, já são sete UBSs atendidas. Segundo a prefeitura, em três semanas de funcionamento, já foram marcadas 1.689 consultas.

“São usuários que deixam de ir para a fila da UBS de madrugada e têm o conforto de conseguir agendar sem sair de casa. Esse é o grande objetivo da Central, facilitar a vida das pessoas e proporcionar que o acesso à assistência em saúde seja facilitado”, explica a secretária da Saúde, Daniele Meneguzzi.

Também já está em operação mais uma linha telefônica, de número 3290-4514. Com essa, são três linhas telefônicas, para os usuários que preferem agendar por ligação, e um WhatsApp, para agendamento por mensagem de texto (não é aceito SMS).

A Secretaria Municipal da Saúde vai incluir outras UBSs no Agenda+UBS gradativamente, com previsão de atender a todas as unidades até o fim do ano. Neste momento a UBS Mariani foi escolhida para dar mais conforto aos usuários, visto que a Unidade passará por reforma e os atendimentos ocorrerão em sede provisória montada na Praça Estação Cidadania – Cultura. Os atendimentos no local iniciaram nesta quarta-feira (23).

Como funciona o Agenda+UBS:

  • Quais UBSs já estão contempladas?

usuários das UBSs Ana Rech, Bela Vista, Cristo Redentor, Cruzeiro, Eldorado, Rio Branco e Mariani (esta a partir de 25/08). Outras UBSs serão contempladas gradativamente.

  • Como agendar?

(54) 99916-0580 (apenas mensagem de texto via WhatsApp – não são aceitas mensagens via SMS nem ligações)

(54) 3290-4485, 3290-4486 e 3290-4514 (para ligações)

  • Quais consultas agendar?

Consultas com médico clínico para pessoas de 13 anos ou mais.

  • Em que situações posso agendar consulta?

– Acompanhamento de doenças crônicas (diabetes, hipertensão…)

– Acompanhamento de transtorno mental leve (pessoas em uso contínuo de medicamento e que são acompanhadas na UBS)

  • Quais documentos são necessários para agendar?

CPF e nome completo. O atendente vai conferir os dados do Cartão SUS.

  • Qual o horário de atendimento da central?

Das 9h às 16h, somente por WhatsApp (mensagem de texto) ou ligação nos telefones fixos.

  • É preciso ser morador de Caxias?

Sim, deve ter Cartão SUS de Caxias.

  • O que fazer se não puder comparecer para consultar?

Deve entrar em contato com a central um dia útil antes e cancelar, para que outra pessoa possa consultar.

  • Ainda há agendamento de consultas pelo site da Prefeitura?

Não, pois o sistema foi migrado para a nova central.