Polícia Civil e Brigada Militar prenderam três homens, nesta sexta-feira, na Operação Retomada III, deflagrada para combater a atuação de uma facção oriunda da zona Leste de Porto Alegre e com ramificações em Xangri-lá. A ação, coordenada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), também apreendeu um menor de idade no município do litoral Norte.
Conforme o delegado Roland Short, a iniciativa ocorre após homicídios cometidos na cidade pelos faccionados, atualmente em guerra com outro grupo, do Vale do Sinos, também presente na região. Short esclareceu, ainda, que ordens judiciais cumpridas, também hoje, em Tramandaí, Imbé e Novo Hamburgo, visaram combater essa segunda facção, mas não tiveram relação com a Retomada III.
“A ação visava desarticular a quadrilha que atua no balneário Rainha do Mar, tanto na parte do tráfico quanto em homicídios”, declarou o titular da Draco em Xangri-lá à Rádio Guaíba.
Em decorrência da ação, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão. Os policiais recolheram uma pistola calibre .380, 35 munições, um revólver calibre .32 em situação de furto, além de uma motocicleta, celulares, cadernos de com anotações, balanças de precisão e dinheiro em espécie. Também foram localizados cerca de um quilo de maconha, 24g de pasta base de cocaína, quatro tubos de lança-perfume e 32 comprimidos de ecstasy.
De acordo com as investigações, a guerra entre as duas facções é motivada pelo domínio de pontos de venda de drogas. A Polícia Civil não descarta outras operações no litoral Norte por conta do conflito.
Fonte: Guaíba