Cidades

Trecho que opera no sistema pare e siga na BR-116 tem redução, em Nova Petrópolis

Quilômetro 175 possui estrutura que limita a passagem de veículos com altura máxima de 2,5 metros

(Foto: PRF/Divulgação)
(Foto: PRF/Divulgação)

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) reduziu o trecho da BR-116 que opera em sistema PARE e SIGA, em Nova Petrópolis. Após avaliação da equipe de engenharia da autarquia, desde esta sexta-feira (28), o trânsito está em meia pista (em ambos os sentidos) entre o km 177,5 e o km 181, apenas para veículos leves. O Departamento ressalta que no km 175 existe uma estrutura (gabarito) que limita a passagem a veículos com altura máxima de 2,5 metros. O horário de liberação permanece das 7h às 17h30, com interrupção total no período noturno para garantir a segurança dos usuários.

Anteriormente, o sistema PARE e SIGA estava ativo entre os km 174,7 e km 181, trecho que registrou três ocorrências de quedas de barreira devido aos ciclones extratropical que atingiram o Rio Grande do Sul desde 16 de junho. Mesmo com a liberação, o DNIT segue monitorando as condições climáticas da região e não descarta a necessidade de um novo bloqueio em situações de alta instabilidade.

O local conta com sinalização com placas indicativas para garantir a orientação e segurança dos usuários. A Polícia Rodoviária Federal também aprovou a alteração e realiza a fiscalização no trecho.

O DNIT já decretou emergência para a execução das obras de contenção da BR-116/RS entre o km 176 e o km 181, o que permitirá a contratação de uma empresa especialista neste serviço. Atualmente, além de monitoramento, a região recebe serviços de conservação como roçada, capina, limpeza, podas e sinalização para contribuir com a segurança dos usuários da rodovia.

(Foto: PRF/Divulgação)