Bento Gonçalves

Trânsito na ponte entre Bento Gonçalves e Cotiporã está liberado

COTIPORÃ
Imagem: Assessoria de imprensa de Cotiporã

A prefeitura de Cotiporã informou durante a tarde desta segunda-feira (11) que o fluxo de veículos na Ponte que liga a cidade a Bento Gonçalves está liberado. O trânsito está em meia pista devido às obras de pavimentação, mas os motoristas já podem trafegar pelo local.

Estrutura estava bloqueada para obras nas cabeceiras

A ponte que liga Bento Gonçalves e Cotiporã estava interrompida durante a segunda-feira (11). Diferentemente do habitual, nesta oportunidade, a estrutura não estava submersa, mas sim, passando por obras.

Conforme a assessoria de imprensa da prefeitura de Cotiporã, os trabalhos concentraram-se nas cabeceiras da ponte. Este local, é um dos mais afetados quando a estrutura fica submersa. A obra conta com mais de 350 metros de extensão, tendo investimento superior a R$ 300 mil. São contemplados, por exemplo, serviços de terraplenagem, drenagem, pavimentação e sinalização.

Nova ponte para ligar Bento a Cotiporã

Ao longo do outono e inverno deste ano a Serra Gaúcha tem registrado diversos dias com chuvas. As precipitações, naturalmente, elevam o nível dos rios das região. Eventualmente, por conta deste efeito, a ponte que liga Bento Gonçalves a Cotiporã sobre as águas do Rio das Antas fica submersa. Esta passagem é a forma mais rápida que os moradores das duas cidades têm para ir de um lado ao outro. A outra alternativa, usada quando as chuvas intensificam, é a BR-470, indo até Veranópolis. Este trajeto aumenta significativamente o tempo de deslocamento.

Desta forma, a população dos dois lados do Rio das Antas pede por uma nova ponte. A equipe de reportagem procurou o prefeito de Cotiporã, Ivelton Zardo, para saber se a cidade já planeja tal obra.

Conforme o gestor, uma nova ponte já é uma demanda antiga, porém, ainda é um projeto inicial e distante. “Hoje possuímos uma ponte que encontra-se por [por ano] três, quatro ou mais vezes a submersa. Mas também que está com sua estrutura a bastante defasada e praticamente condenada. Estamos sim pensando em um projeto futuro com a construção da nova ponte. A gente sabe que não é um projeto simples, há um valor grande de recursos e estamos na fase inicial de estudos.” destacou.