O TikTok, rede social que virou febre no Brasil, foi banido no Nepal, China, pois “era prejudicial à harmonia social”. O país recentemente aprovou uma nova legislação que obriga qualquer rede social a ter escritórios no país.
Com mais de 1 bilhão de usuários, o TikTok já foi banido em vários país, de forma integral ou apenas parcial. Além do Nepal, estão Austrália, França, Holanda, Nova Zelândia, Índia, Reino Unido, Canadá e Taiwan.
Rekha Sharma é a Ministra das Comunicações e Tecnologia da Informação e disse à BBC Nepali, o serviço da BBC no Nepal, que o TikTok divulgou conteúdo impróprio. Ela destaca que “a proibição entraria em vigor imediatamente. As autoridades de telecomunicações foram instruídas a respeitá-la”.
Já Gagan Thapa, líder do Congresso do Nepal, questionou a decisão do governo de impor uma proibição ao TikTok, alegando ser uma tentativa de restringir a liberdade de expressão. Ele observa que as autoridades deveriam se concentrar na regulamentação da plataforma ou invés de bani-la.
Em número de usuários, o TikTok está bem atrás de Facebook e Instagram, mas cresce exponencialmente entre os mais jovens, com mais de 80% dos usuários com idades entre 16 e 24 anos.
Sua controladora, a ByteDance, rejeita a alegação de que autoridades de todo o mundo estão preocupadas de que os dados dos usuários possam ser repassados ao governo chinês e não se pronunciou sobre a proibição do Nepal.
O TikTok era a terceira plataforma mais usada no Nepal, e teve mais de 1.600 casos de crimes cibernéticos registrados nos últimos quatro anos, segundo a imprensa local.