
Um terremoto de magnitude 7 na escala Richter sacudiu nesta sexta-feira, 8, a região de Marrakesh, no norte do Marrocos. De acordo com um boletim de alerta sísmico divulgado pelo Instituto Nacional de Geofísica do país, o abalo ocorreu às 23h11 locais, 19h11 no horário de Brasília. O epicentro foi registrado na cidade de Ighil, a 63 quilômetros a sudoeste de Marrakech, a uma profundidade de 8 quilômetros, segundo o boletim.
De acordo com um balanço divulgado pelo Ministério do Interior para a TV estatal marroquina, já são pelo menos 632 mortos e 329 feridos no país, e o número de vítimas pode ser ainda maior. O terremoto de magnitude 7 na escala Richter teve epicentro registrado a 60 quilômetros a sudoeste de Marrakech. Segundo o Ministério do Interior, até as 2h (horário local; 22h de Brasília) foram registradas mortes nas províncias e cidades de Al Haouz, Marrakech, Ouarzazate, Azilal, Chichaoua e Taroudant. Os feridos, de diferentes graus de gravidade, foram levados a hospitais, acrescentou a pasta, além de dizer que também houve danos materiais em áreas onde não havia pessoas. Nas redes sociais, os marroquinos compartilharam várias fotos e vídeos mostrando prédios danificados e desabados, alguns com pessoas feridas ou aparentemente mortas sob escombros. Vários edifícios na Medina (cidade antiga de Marrakech) foram danificados pelo terremoto.
Testemunhas relataram à Agência EFE que o terremoto foi sentido em cidades do norte, como Larache, a 550 km do epicentro, bem como em Casablanca e a capital, Rabat, a 300 km e 370 km de distância, respectivamente, onde os moradores foram às ruas para evitar os efeitos de possíveis réplicas
Seleção Olímpica do Brasil e Comitiva do governo do RS estão bem após terremoto no Marrocos
No Marrocos para agendas políticas e jogos de futebol, a Seleção Olímpica e uma comitiva do governo do Rio Grande do Sul estão bem após o terremoto.
Entre os representantes do RS no local estão o vice-governador, Gabriel Souza, o secretário de Turismo, Alvaro Machado e prefeitos de cidades do RS. Chefe da comitiva do Rio Grande do Sul no Marrocos, o vice-governador, Gabriel Souza, relatou os momentos de tensão com o terremoto que atingiu a cidade de Marrakech na noite desta sexta-feira. Conforme Souza, felizmente, a delegação estadual está bem e sentiu pouco os reflexos do abalo sísmico no país.
“Sentimos que estava acontecendo algo grave pois as pessoas saiam dos prédios e iam para a rua. Quando chegamos próximo ao hotel as pessoas relataram que desciam dos prédios balançando. Para nossa sorte, nós não estávamos dentro de prédio nenhum. O ambiente é tenso e de muita tensão ainda. Especialmente por poder acontecer de novo”, resumiu o político gaúcho. A orientação para a população é seguir nas ruas. “Por segurança, a orientação é não entrar nos prédios e estamos aguardando a possibilidade de reingressar”.
A CBF emitiu nota e garantiu que tudo está ok com os atletas brasileiros.