
A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) participa do 23º Ciclo de Palestras sobre Citricultura, realizado em Veranópolis nesta semana (dias 29 e 30). Os engenheiros agrônomos da pasta, Dalcionei Pazzin e Thales Bordignon Milanesi, acompanham o evento, que é anual e itinerante. A promoção é da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), em parceria com Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Veranópolis e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
No primeiro dia do evento (quarta-feira) foram abordados diversos assuntos que envolvem o cultivo de frutas cítricas, como o controle de pragas (com enfoque na mosca das frutas e ácaros), o controle de doenças (com enfoque na pinta preta e no cancro cítrico), além de um panorama local e estadual da citricultura e as perspectivas no Brasil e no mundo. Nesta quinta, a programação prevê visitas a propriedades rurais.
Segundo os técnicos da SMAPA, as condições climáticas de Caxias do Sul favorecem a produção de frutos de qualidade. “A citricultura se insere no sistema produtivo como uma alternativa de geração de renda ao pequeno e médio produtor rural, com grande potencial de crescimento no município, tendo em vista que, com medidas relativamente simples, podemos aumentar a produtividade dos pomares, que muitas vezes não recebem a atenção que merecem pelos produtores por priorizarem outras culturas”, afirma Pazzin.
O evento também tratou da qualidade das mudas e do uso de novas variedades. “Foram abordadas muitas questões importantes que podem ser aplicadas ao nosso município, como os componentes do preço e custo de produção das frutas e, por fim, a busca de uma melhor qualidade dos produtos para bem atender ao mercado consumidor cada vez mais exigente”, acrescenta Milanesi.
Entre os citros tradicionais (laranjas e bergamotas), Caxias do Sul registra anualmente uma produção significativa. Para este ano, a estimativa da Emater/ Ascar – RS é que sejam colhidas no Município cerca de três mil toneladas. A área plantada é de 245 hectares.
A participação de membros da equipe em eventos técnicos é um dos eixos da SMAPA. “Nosso papel é fazer a informação chegar aos produtores rurais, para que possam planejar e implementar sua produção agropecuária a partir de processos que gerem produtividade, eficiência e sustentabilidade”, observa o diretor técnico de gestão da Secretaria, Fernando Vissirini Lahm dos Reis.
Fonte: Assessoria de Imprensa