Foi provado por unanimidade entre os vereadores, projeto de Lei que institui o Talian como a segunda língua oficial do município de Farroupilha. A sua aprovação concede ao executivo a realização de ações em prol da valorização do dialeto herdado pela imigração italiana.
A língua chegou no Brasil há cerca de 150 anos, através dos primeiros imigrantes italianos. Sua origem é do Vêneto, região que corresponde a 40% da imigração no país. Porém, com a fusão de culturas das regiões da Lombardia e Trentino, e pelo período em que os italianos foram proibidos de se comunicarem através da língua materna, o Talian transformou-se em uma língua exclusiva dos ítalos brasileiros.
Desta forma, em 2014, o Governo Federal, reconheceu o Talian como Patrimônio Cultural do Brasil, e durante esse período, diversos municípios gaúchos passaram a reconhecer a língua como oficial em sua cidade.
LEIA TAMBÉM: Mantendo a história viva, língua Talian é ensinada em escolas de Bento Gonçalves
O autor do projeto, vereador Juliano Baumgarten, comentou em entrevista ao Grupo RSCOM que a aprovação mostra a importância de manter a história viva e também sobre a valorização da língua na cidade.
“O Talian é a segunda língua (dialeto) mais falada no Brasil, estima-se que cerca de um milhão de pessoas no Brasil falem e essa legislação já foi aplicada em outras cidades, inclusive aqui da região da Serra Gaúcha. O projeto prevê outras ações que cabem ao executivo a partir de agora, como a criação de salvaguardas, oficinas e estabelecer ações voltadas a preservação desta língua”, disse.
Conforme a proposição aprovada, com a cooficialização da língua, a administração municipal pode apoiar grupos voltados a cultura linguística italiana, geri-la como fomento turístico local e explicitar seu valor nas instituições de ensino e entidades de classe da cidade.
O projeto de Lei passará para sanção do prefeito Fabiano Feltrin.