Polícia

Supermaconha: traficante é preso com seis quilos

Supermaconha: traficante é preso com seis quilos
Foto: PRF


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu em flagrante, na noite dessa sexta-feira (8), um traficante que transportava seis quilos de skunk, a droga conhecida como “supermaconha”, em Torres. O homem de 38 anos, com três passagens por tráfico de entorpecentes, estava em um carro que transitava em direção a Santa Catarina, pela BR-101. O Hyundai Elantra foi abordado em uma fiscalização de rotina. Entretanto, os agentes encontraram a droga escondida em uma mala. O homem foi preso e conduzido à delegacia para a formalização da ocorrência. Enquanto isso, o carro e o entorpecente foram apreendidos pelas autoridades.

O que é a supermaconha

Skunk ou supermaconha é uma droga ilícita, ou seja, uma substância psicoativa de ação perturbadora do sistema nervoso central. O skunk é produzido a partir de uma espécie de cannabis sativa hibrida, ou seja, resultado de cruzamentos de espécies diferentes de plantas do mesmo gênero (Cannabis sativa, Cannabis indica e Canabis ruderalis), cultivada de forma diferente, com o objetivo de obter uma concentração maior de THC (tetrahidrocannabinol), substância ativa com poder narcótico presente nas plantas desse gênero. O skunk foi desenvolvido em laboratórios holandeses, mas a disseminação das sementes pelo mundo, inclusive vendidas pela internet, é preocupante.

Cultivada em condições especiais de temperatura, luminosidade e umidade, geralmente em estufas, com técnicas do sistema hidropônico, a planta desenvolve-se com maior rapidez e ocupa menos espaço. Enquanto uma planta da espécie de cannabis sativa comum mede cerca de 1,8 m, a planta cultivada nessas condições alcança apenas 30 cm. Como resultado, enquanto em uma espécie de cannabis sativa comum a concentração de THC é de 2,5%, no skunk pode chegar a 17,5%.Devido aos custos de produção elevados do skunk, a droga ficou conhecida como “maconha de rico”, pois seu preço é bem superior ao da maconha comum.