Geral

STF condena ex-presidente Fernando Collor por lavagem de dinheiro e corrupção passiva

O Supremo Tribunal Federal condenou o ex-presidente da República e ex-senador Fernando Collor de Mello por lavagem de dinheiro e corrupção passiva. O julgamento segue nesta sexta-feira (25) e só falta o voto da ministra Rosa Weber. Ela ainda não concluiu seu voto, mas já adiantou que votará pela condenação de Collor. Agora, os ministros vão definir a pena a ser aplicada ao ex-parlamentar e a outros envolvidos no caso.

Desde o começo das investigações, a defesa de Collor nega que haja provas de pagamento de propina. Além de Collor, figuram na ação os empresários Luis Pereira Duarte de Amorim e Pedro Paulo Bergamaschi de Leoni Ramos. Eles também são acusados de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Conforme a denúncia, entre 2010 e 2014, com a ajuda dos outros réus, Collor teria recebido vantagem indevida para viabilizar irregularmente contratos da BR Distribuidora, entre eles o da construção de bases de distribuição de combustíveis com a UTC Engenharia. A vantagem teria se dado em troca de apoio político para a indicação e a manutenção de diretores da BR Distribuidora.

O relator, ministro Edson Fachin, votou pela condenação de Collor a mais de 33 anos de prisão pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e integração de organização criminosa. Até o momento, acompanham o entendimento do relator os ministros André Mendonça, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Cármen Lúcia.

Fachin propôs a pena por corrupção passiva de cinco anos e quatro meses; por organização criminosa, de quatro anos e um mês; e por lavagem de dinheiro, de 24 anos, cinco meses e dez dias. O ministro votou também pelo impedimento ao exercício de cargo ou função pública, além de multa de R$ 20 milhões por danos morais. Ele foi seguido pelo ministro Alexandre de Moraes.

Na semana passada, o ministro André Mendonça votou por condenar o ex-senador, mas divergiu de Fachin em alguns pontos. Mendonça concluiu que houve os crimes de corrupção passiva e de lavagem de dinheiro, mas considerou que não houve o crime de organização criminosa, mas sim o de associação criminosa.

Já o ministro Nunes Marques votou por inocentar Collor. Para ele, “inexiste lastro probatório suficiente a amparar a conclusão”. Na sessão desta quarta-feira (24), o ministro Gilmar Mendes votou por absolver todos os envolvidos.

Nesta quinta, Moraes mudou o voto. Anteriormente, ele tinha votado para condenar Collor pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e integração de organização criminosa. Agora, o ministro entendeu que ficou caracterizada a existência de uma associação criminosa e não uma organização criminosa, como votou inicialmente. Segundo o ministro, como não houve demonstração de hierarquia entre o grupo e nem uma atuação permanente, o caso é de associação criminosa.

Fonte: Correio do Povo

Alice Corrêa and Redação Leouve

Apaixonada pela comunicação. Além de comunicadora, também possui conhecimento amplo de operações técnicas em rádio e televisão, que foi seu primeiro contato com a comunicação. Atualmente no Grupo RSCOM atua como repórter e apresentadora na Rádio Viva, além de produzir conteúdos para o Portal Leouve e suas plataformas digitais.

Recent Posts

Cardeal norte-americano é escolhido o novo papa

Robert Prevost, 69 anos, escolheu o nome de Leão XIV é o 267º líder da Igreja…

18 minutos ago

1º Festival de Balonismo e Manobras Radicais de Caxias do Sul ocorre em agosto

Evento será nos dias 1, 2, 3, 8, 9 e 10, no Parque da Festa…

57 minutos ago

Festival Brasa, Beer e Rock é neste sábado em Bento Gonçalves

A primeira edição do Brasa, Beer e Rock acontece neste sábado, dia 10 de maio,…

1 hora ago

Fumaça branca anuncia que papa foi definido

Por volta das 13h10, foi avistada a fumaça que simboliza o consenso dos cardeais reunidos…

2 horas ago

Caxias do Sul sedia etapa de campeonato interclubes de vôlei feminino com entrada gratuita

Cerimônia de abertura reuniu autoridades e atletas no Recreio da Juventude; competição nacional vai até…

2 horas ago

Horóscopo para sexta-feira, 9 de maio: Dia de decisões que mexem com o coração

Horóscopo para sexta-feira traz coragem e energia para agir. Veja as previsões completas de 9…

3 horas ago

This website uses cookies.