Caxias do Sul

Sobe para cinco o número de urnas substituídas em Caxias do Sul

Nenhum crime eleitoral foi registrado até o momento

urnas
Urnas (Foto: Paula Brunetto/Grupo RSCOM)

O Cartório Eleitoral de Caxias do Sul realizou o segundo balanço do pleito no município. Conforme o chefe da Zona Eleitoral 169, Edson Borowski, cinco das 1094 urnas precisaram ser substituídas até às 11h. Ainda assim, nenhum crime eleitoral foi confirmado no município.

Nas primeiras informações do dia, três equipamentos haviam sido trocados devido a problemas técnicos nas Escolas Luciano Corsetti e La Salle Carmo, ambas da 16ª Zona, além de uma na Escola Sete de Setembro, pertencente a Zona Eleitoral 169ª foram substituídas. Agora, foram substituídas uma urna na Escola Ivanyr Euclinia Marchioro (Zona 136) e outra na Escola Erny de Zorzi (169), chegando assim a cinco trocas.

“Nenhuma seção está parada, elas estão funcionando”, ressaltou o Borowski. Ele ainda comentou que a substituição na Erny de Zorzi, em Vila Oliva, representou a primeira mudança em um distrito de Caxias do Sul desde 2006. “Faz parte, a gente tem toda a estrutura para ir lá e atender”.

Até o momento, a cidade não registra pontos de lentidão nos colégios eleitorais. Para Borowski, torna-se mais rápido o ato de votar por serem apenas dois cargos em disputada: presidente e governador. Do mesmo modo, a grande adesão do primeiro turno tem auxiliado pelos eleitores já saberem onde ficam suas seções e não precisarem tirar dúvidas durante o processo.

Além das urnas, segurança no pleito em Caxias do Sul

De acordo com o último balanço, nenhum crime eleitoral foi registrado em Caxias do Sul até às 11h. A cidade conta com efetivos da Polícia Federal, Polícia Civil e Brigada Militar para garantir a segurança no pleito. Alguns casos já foram observados e monitorados, porém, nenhum confirmado.

“Por parte da Brigada [Militar] percebemos uma tranquilidade total. Os pontos de votação estão tranquilos, não filas, não há aglomeração de pessoas. Estamos circulando pelas ruas e vendo que o movimento está tranquilo”, destacou o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), tenente coronel Emerson Ubirajara.

omandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), tenente coronel Emerson Ubirajara.
Comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Emerson Ubirajara. (Foto: Paula Brunetto/Grupo RSCOM)

Ele ainda afirmou que terá um efetivo maior da Brigada Militar tão logo comecem as apurações dos votos, para garantir que as possíveis comemorações ocorram de forma tranquila na cidade.