Comportamento

Situação precária da Piscina Pública de Farroupilha segue indefinida

Última licitação para que as obras continuassem não teve interessados

Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM
Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM

No Parque dos Pinheiros em Farroupilha uma situação que chama a atenção dos visitantes do local é o abandono da Piscina Pública Municipal, que ali está instalada. Atualmente a situação da piscina é precária.

Recentemente uma licitação foi feita para que empresas interessadas pudessem levar a obra adiante, no entanto não houve interessados, fazendo com que o futuro do local continuasse indefinido.

A Secretária Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Juventude, Luciana Zanfeliz falou com o Grupo RSCOM através de uma nota a respeito sobre a Piscina Pública. Ela comentou sobre a licitação não ter tido empresas interessadas no projeto:

Essa questão do desinteresse de preço para participar de processo licitatórios está acontecendo em diversos municípios da região. Nós entendemos que talvez seja em função do atual momento de instabilidade econômica, onde nós temos uma oscilação de preço bastante grande, e que muitas vezes gera insegurança financeira, orçamentária para a realização dessas obras de acordo com o que é estipulado na licitação”, explica ela.

Um panorama sobre o futuro do local também foi passado por Zanfeliz:

Foram feitos os procedimentos para que fosse relançada e, quem sabe  com uma publicidade ainda maior que nós temos feitos através dos canais do município, tenhamos interessados para então participação nesta obra, que seria uma continuidade de duas empresas que iniciaram e não concluíram este trabalho. Nós entendemos que depois  desta licitação, caso não apareça nenhum vencedor , nenhuma empresa habilitada, aí sim nós vamos repensar como vamos lidar com este local”.

Tendo em vista a atual situação da piscina, Luciana também explicou as causas que fizeram com que o local chegasse a tal nível de abandono.

Nós herdamos este local da gestão anterior, que já estava desta forma, e estavam iniciando o processo de licitação com uma empresa que acabou desistindo ou teve seu contrato rescindido e, depois disso, considerando que há recursos federais envolvidos, nós mantivemos sempre o projeto original que estava previsto anteriormente, porque esses recursos que vêm via emenda parlamentar, através de convênio com o ministério intermediado pela Caixa, eles normalmente possuem pouca flexibilidade de alteração de projetos. Estamos fazendo todas as tentativas para que possamos cumprir de acordo com o que foi projetado em mais essa tentativa de licitação que ocorre no começo do mês de setembro.” finalizou Zanfeliz.

A licitação para que alguma empresa enfim reinicie as obras na Piscina Pública de Farroupilha termina no dia 8 de setembro.

A reportagem do Grupo RSCOM esteve no local e encontrou uma situação de abandono. Os espaços das piscinas contam com água parada, mato alto rodeando todo o espaço, brita, areia e até uma estrutura que contaria com banheiros, integrando um vestiário estão sem qualquer amparo.

Confira mais nas fotos de Cristiano Lemos