Comportamento

Sismuf pede que vereadores fiscalizem Parque de Máquinas em Farroupilha

sismuf
Foto: Divulgação/Gabriel Venzon

Convidado para explanar na Sessão Parlamentar da Câmara de Vereadores de Farroupilha, o presidente do Sindicato do Servidores Municipais (Sismuf), Diego Tormes, explicou aos vereadores as condições de trabalho encontradas no Parque de Máquinas da Prefeitura.

O Sindicato foi recentemente autor de uma denúncia no Ministério do Trabalho, a qual aponta a falta do cumprimento de normas técnicas, as quais ocasionam um ambiente de periculosidade aos servidores. Segundo Tormes, o cenário é crônico e os apontamentos do Sismuf ocorrem desde 2018 diretamente com a Administração Pública.

Entre os itens apresentados pelo presidente sindical, há próximo ao tanque de descarte de combustíveis dos veículos uma cozinha implantada, tornando o local perigoso.

Há falta de EPIs e treinamento adequado aos servidores; e negligência quanto ao armazenamento adequado de materiais tóxicos. A denúncia é baseada em laudos técnicos.

O trâmite da denúncia está sendo realizado pelo Ministério Público do Trabalho o qual aguarda o período de defesa da Administração Pública.

Conforme a prefeitura, o terreno do Parque de Máquinas não era de propriedade da administração, já que na última gestão houve uma permuta do local pelo terreno onde foi construída a UPA, que atualmente abriga o Centro de Atendimento ao Coronavírus. em 2021, uma nova lei fez com que o parque retornasse para a administração e os alugueis aos proprietário fossem colocados em dia.

Também foi dito que um cronograma de melhorias estruturais já está sendo elaborado e será apresentado ao Mninstério Público nos próximos dias.