O Sindicato dos Servidores Públicos realizou um protesto nesta quarta-feira (10) em frente a Prefeitura Municipal, na Via del Vino, em Bento Gonçalves.
Os servidores estão reivindicando o reajuste da trimestralidade que não é realizado desde julho de 2018, sobre o valor de 2,53 % e também para que não sejam feitas alterações na alíquota do Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor Público Municipal de Bento Gonçalves (FAPSBENTO).
Foi criada uma lei em 1999 quando então foi criada a FAPSBENTO devido a falta de repasse do município durante dez anos em que deixou de pagar aos servidores o passivo atuarial deixando um deficit que hoje vem sendo repassado e reajustado.
Segundo informações repassadas pela prefeitura no dia 04 de Julho, o Conselho Administrativo do FAPSBENTO realizou uma reunião no Salão Nobre da Prefeitura no dia 12 de junho, onde foi aprovado a nova alíquota de 14,48% a ser amortizado no passivo atuarial ao longo de 25 anos e sendo aplicada a folha de pagamento do exercício financeiro.
A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Bento Gonçalves, Neilene Lunelli explicou sobre a petição sobre o passivo atuarial “Ele tem uma mudança, esse ano no caso é 20%, ano que vem 21% e o outro ano seria 22,14%, eles querem que desse 20% do passivo, que se diminua para 14,48% ou seja são R$700 mil reais por mês que vai deixar de entrar no nosso fundo, no total seria mais de 8 milhões ao ano” diz.
Ainda acrescentou que não o tema não foi debatido junto ao conselho, “Sabendo-se que o deficit do passivo hoje é de R$378 milhões, a categoria não foi consultada, nós queríamos diálogo, pois a paralisação foi decidida em assembleia então o que queremos é diálogo”, salienta.
O outro tema debatido e de reivindicação dos servidores é a trimestralidade que foi criada em abril de 2015. Segundo cálculos prévios já realizados pelo sindicato o valor devedor já é de 2,53%. A presidente ainda fez o pedido de que seja cumprido o reajuste “Nós estamos fazendo a paralisação para que se cumpra a lei que ele mesmo fez, a lei da trimestralidade, não é muito,é mas é da gente, é dos servidores e faz diferença na vida de muitas pessoas”, afirma.
Diversos servidores e cidadãos que simpatizam com a causa tiveram a oportunidade de apresentarem suas opiniões aos presentes e pediram a presença de uma das autoridades para que fossem resolvidas as solicitações.