Caxias do Sul

Sindicomerciários Caxias comemora 90 anos de lutas e conquistas

Sindicomerciários Caxias comemora 90 anos de lutas e conquistas

O Sindicomerciários de Caxias do Sul é a entidade que representa mais de 20 mil trabalhadores na região da Serra Gaúcha, e nesta quarta-feira, dia 11, está comemorando 90 anos de atuação sindical. Possui uma importante história de lutas reconhecida pela comunidade local e pelo movimento sindical do estado e do país. Fundado no dia 11 de maio de 1932, inicialmente com apenas 21 empregados e a denominação de Associação dos Empregados no Comércio, hoje, conta com aproximadamente 5 mil associados e representa quase 20 mil trabalhadores e trabalhadoras do comércio de Caxias do Sul, Flores da Cunha, São Marcos e Nova Pádua, realizando mais de 15 mil atendimentos médicos, odontológicos, jurídicos e trabalhistas por ano.

Na manhã desta quarta-feira, dia 11, foi realizado um ato político, com o lançamento da revista dos 90 anos e galeria de ex-presidentes, além de uma exposição fotográfica para resgatar e contar um pouco desta história de lutas e conquistas, que está no 5º andar do prédio da sede da entidade, na Rua Pinheiro Machado 1239, em Caxias do Sul. O evento contou com a participação de diversas lideranças sindicais, do deputado estadual Pepe Vargas, além do presidente da CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, Adilson Araújo.

Para Nilvo Riboldi Filho, atual presidente do sindicato, o momento é de qualificação no atendimento e no conquista para a categoria. “Mesmo na pandemia, graças ao trabalho de todas as diretorias que me antecederam, foi possível a compra e a construção da nova sede. Conseguimos não só manter, como ampliar os atendimentos médicos durante a pandemia, ajudando até mesmo a não sobrecarregar o sistema público de saúde. Hoje temos uma ampla e moderna sede, que possibilita atender a todos de maneira muito melhor, além de estarmos investindo na modernização do atendimento, como foi o caso do nosso aplicativo e da nova maneira de nos comunicar com os associados e categoria neste período de crise econômica e sanitária. Infelizmente choramos a morte de quase 700 mil brasileiros. Mas, estamos fazendo a nossa parte para que os comerciários e comerciárias, assim como suas famílias, estejam bem. Podem ter certeza que estaremos sempre ao seu lado”.

Nilvo Riboldo também fala sobre o atual momento do emprego para a categoria. “Hoje nosso principal objetivo é tentar reverter os retrocessos que o golpe e a reforma Trabalhista causaram, retirando mais de 100 direitos! Um novo mundo do trabalho está aí, mas, precisamos refletir sobre as relações entre trabalhadores e patrões, e os trabalhadores sabem que podem contar com o sindicato para defendê-los. Não importa a época, o momento na história, esta é a missão e finalidade do sindicato, na nossa existência, estar sempre ao teu lado, trabalhador, comerciário e comerciária.”

A ex-presidente, e atual vice, Ivanir Perrone, destaca o trabalho e luta das mulheres não só no sindicato, mas em todo o movimento sindical. “Nossa categoria, além de ser formada principalmente por mulheres, na sua maioria, sempre deu espaço para as mulheres, que estão na formação e presidência da entidade desde a redemocratização. As últimas diretorias plantaram grandes sementes, fizeram grandes conquistas, como a Sede Campestre, a reforma da antiga sede, compra do terreno para construção e, agora, a entrega do novo prédio. Não se faz um sindicato forte sozinho. O que temos hoje é o trabalhos de todas as diretorias e, de cada comerciário e comerciária!”.