O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul promove o 26º Mérito Metalúrgico – Gigia Bandera, no dia 29 de novembro. A honraria tem por objetivo homenagear personalidades empresariais que tenham se destacado pelo seu desempenho ético, moral e profissional, evidenciado pela conduta empreendora e pelas atividades desenvolvidas em seus segmentos.
Este ano, os empresários homenageados são:
Clovis Tramontina, da empresa Tramontina. Ele é presidente da empresa desde 1992, uma das maiores indústrias do país que se mantém genuinamente brasileira. A Tramontina desenvolve e produz em solo nacional seus mais de 18 mil produtos, investindo na geração de empregos, impostos, inovação e desenvolvimento.
Francisco Antonio Santos, da Metalli/Marelli. Francisco sempre gostou muito de estudar, tem paixão por leitura e matemática e via o pai professor envolvido em preparar aulas e corrigir provas, com muita dedicação e sempre buscando ser um pouco melhor que a última vez.
Raul Antonio Carniel, da MCA – Fábrica de Máquinas Almeida. Aos 18 anos, em 1969, Raul e alguns amigos criaram a banda Jetsons 2001, na qual era baixista. A rotina era de trabalho durante a semana e tocar nos finais de semana. Nesta mesma época, surgiu à ideia com seus amigos Areovaldo e Élio de fabricar máquinas para correntes, e assim, trabalhando aos poucos durante a noite é que a Fábrica de Máquinas Almeida começou a tomar forma.
O Troféu Gigia Bandera também será entregue na cerimônia. O prêmio foi instituído pelo Simecs em novembro de 2005 e faz uma justa homenagem à Luigia Carolina Zanrosso Eberle – Gigia Bandera. A obra apresenta traços firmes e fortes, traduz a altivez, a experiência e o empreendedorismo da pioneira da indústria metalúrgica de Caxias do Sul e região.