Permitir ao cidadão surdo sentir-se acolhido e seguro, oportunizando o atendimento por servidores com domínio da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos diversos serviços públicos, especialmente na saúde. Este foi o objetivo do Curso Básico de Libras que capacitou 124 servidores da Prefeitura de Caxias do Sul. “O curso melhorou a comunicação com as pessoas surdas. Agora domino o diálogo básico para os atendimentos da atenção primária. Acredito que todos deveriam ter um domínio mínimo. Os conhecimentos adquiridos me permitem fazer os encaminhamentos necessários”, disse a enfermeira Aline Pellegrin Anschau, que já vivencia a experiência de atender cidadãos surdos na UBS Fátima. Os servidores foram divididos em cinco turmas, sendo quatro exclusivamente com pessoas que atuam na Secretaria da Saúde (SMS) e uma com servidores das demais secretarias.
O município realiza periodicamente cursos de libras buscando capacitar o maior número de servidores para o atendimento nas diversas unidades de governo. Esta edição do curso foi realizada no segundo semestre de 2022. Foram disponibilizadas vagas para servidores da SMS lotados em 17 UBSs, na Odontologia Preventiva, Centro Especializado em Saúde, Vigilância Sanitária, Saúde Bucal, Atenção Primária, Farmácia Especializada, Hemocs, Rede de Atenção Infanto-Juvenil, Departamento Pessoal, Cais Mental, Núcleo de Educação em Saúde, Residenciais Terapêuticos, Financeiro, Suporte e Infraestrutura e Manutenção.
Das demais unidades de governo, participaram servidores das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Meio Ambiente, Agricultura Pecuária e Abastecimento, Cultura, Educação, Habitação, Obras e Serviços Públicos, Recursos Humanos e Logística, Trânsito, Transportes e Mobilidade e Receita.